O prefeito de Teresina Dr. Pessoa (Republicanos) se manifestou pela primeira vez após o pedido de demissão do secretário de Educação do Município, Nouga Cardoso, ocorrido nessa quinta-feira (01) e adiantou que o atual secretário executivo da SEMEC, Reinaldo Ximenes vai ficar no cargo interinamente a partir de segunda-feira (05). O argumento do ex-reitor da UESPI para o desembarque, seria a falta de autonomia para gerir a pasta, o que foi prontamente rebatido e esclarecido pelo prefeito.

Dr. Pessoa revelou que essa não era a primeira vez que Nouga sinalizou para deixar a gestão, mas há poucos dias, o ainda mandatário da SEMEC havia conversado com o secretário de Finanças, Danilo Barros, quando foi firmado acordo para atender as demandas pendentes da secretaria. Conforme o chefe do Executivo Municipal, depois ele mesmo fez questão de sacramentar o entendimento entre Nouga Cardoso e o mandatário das Finanças do Município.

Foto: Alef Leão/GP1
Dr. Pessoa, prefeito de Teresina

"De início, Reinaldo Ximenes vai ficar interinamente, e quanto ao Nouga, ele conversou com o secretário Danilo e ajustaram as pendências da SEMEC. Depois eu mesmo fiz questão de falar com Nouga para cravar o ajustado. Resultado, o acordo foi cumprido, inclusive com um valor acima do acerto feito, justamente para resolver as demandas da SEMEC com celeridade”, explicou o prefeito.

Dr. Pessoa seguiu esclarecendo os acontecimentos e disse que depois de todo o entendimento, Nouga Cardoso pediu demissão ao ser chamado por ele para falar sobre a adesão da Secretaria de Educação a uma proposta feita pelo diretor da Prodater, Caio Bucar.

“Cumprimos além do combinado, mas quando eu chamei o Nouga e o Caio Bucar para pedir explicação de um acordo entre a SEMEC e a Prodater, ele [Nouga] já veio pedindo demissão. Eu pedi a carta de demissão e respondi a ele que estava com a caneta na mão, pois como falei, era bem a terceira ou quarta vez que ele fazia, isso, ameaçando pedir demissão. Mas o Nouga é um cidadão, competente e capacitado”, elogiou o prefeito.

Avalia novo secretário

Dr. Pessoa adiantou que já está avaliando alguns nomes para assumir a Secretaria de Educação e adiantou que o novo gestor pode vir até de outro estado. “Não estou parado, tenho alguns nomes sendo avaliados. Pode ser prata da casa, como também pode ser algum nome de fora, de outro estado. Uma coisa é certa, vamos definir alguém altamente qualificado”, disse o prefeito da Capital.