O Diretório Estadual do PT realizou, na noite desta sexta-feira (23), um evento em comemoração aos 44 anos da fundação do partido no Piauí. A festa, que ocorreu no Espaço Tupperware, no Centro de Teresina, contou com a presença do governador Rafael Fonteles, deputados, vereadores e militantes da sigla.

Em entrevista aos jornalistas, o governador do Piauí falou da importância do partido em sua vida e em seu projeto de governo. Rafael Fonteles enfatizou que a essência do PT sempre foi a luta pela redução das desigualdades sociais.

“Meu partido desde os dezessete anos de idade, o partido do meu pai, já sou de uma segunda geração de petistas, e é sempre uma alegria reencontrar os companheiros e companheiras. É claro que a realidade hoje do país e do Estado é bem diferente da época da sua fundação, mas o propósito continua o mesmo, de reduzir as desigualdades nesse país e nesse Estado, para que as pessoas possam viver uma vida mais digna, portanto, em um mundo mais justo, mais fraterno. Esse é o coração do PT, e é isso que nos anima enquanto governador do Estado, tentar fazer o possível para contribuir para essa redução de desigualdades e dar uma qualidade de vida melhor para as pessoas que mais precisam”, declarou o chefe do executivo.

O evento foi marcado por apresentações culturais e a entrega de placas de homenagem à militantes petistas históricos, entre eles, Fernando Menezes, que ficou conhecido em todo o país por ter dado de presente a caneta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizou para assinar o último termo de posse, em janeiro de 2023.

“Em 1989 eu fiz uma brincadeira com o Lula, dei uma caneta para ele anotar os nomes das pessoas do PT que estavam em cima do palanque e depois ele veio me entregar a caneta e eu fiz uma brincadeira: ‘fique com a caneta, para você assinar o termo de posse de presidente da República’. Essa história é verdadeira, tem fotografias, e ficou na história, e eu quero fazer isso com os prefeitos do PT no interior do Piauí, dar uma caneta para cada um assinar o termo de posse”, disse Fernando Menezes.

O deputado estadual Fábio Novo, pré-candidato a prefeito de Teresina, citou alguns elementos históricos que, segundo ele, fazem do PT o maior partido da América Latina. “É uma trajetória muito bonita, tanto que, nesses quarenta e quatro anos, é o maior partido da América Latina. É o partido que, pela primeira vez na história do Brasil, elegeu por três vezes Luiz Inácio Lula da Silva, o partido que, pela primeira vez conseguiu fazer uma mulher presidenta da República, tem muitas histórias bonitas. É um partido que conseguiu tirar o Brasil do mapa da fome, através do programa Bolsa Família, e que já fez do Brasil a sexta economia do mundo. Tem muitas coisas boas para contar sobre esse partido que, com certeza, já deu muitas contribuições para esse país”, frisou.

O ex-deputado João de Deus, presidente do PT no Piauí, enalteceu a história do partido e ressaltou que a sigla é a que melhor representa o povo brasileiro. “São quarenta e quatro anos, uma caminhada longa, mas prazerosa. O PT é um partido que não tem um dono, na verdade, é a coletividade, tudo é decidido no voto, no debate de ideias. E é um partido que tem espaço para todos, o PT é a cara da sociedade brasileira, por isso é o partido que melhor representa o sentimento da coletividade. O PT defende uma sociedade onde a gente consiga fazer justiça com aqueles que foram injustiçados ao longo do tempo, e fazemos questão de preservar isso”, disse.

“Petista raiz”

Rafael Fonteles também citou a famosa expressão “petista raiz”, utilizada para se referir a militantes que fundaram o PT e continuam construindo o partido, a exemplo do seu pai, o ex-deputado federal Nazareno Fonteles. Para o governador, essas pessoas são imprescindíveis para manutenção da síntese do projeto original defendido pela sigla.

“Ele é um petista raiz e é um grande conselheiro, assim como vários outros, que inclusive hoje estão presentes na administração e na vida partidária, isso é o que garante a continuidade da luta em favor dos mais pobres, por isso a gente sempre tem que beber na fonte daqueles mais experientes. Repito, atuaram mais no mundo, teve algumas alterações ao longo desse período, e, portanto, o PT também tem que saber se renovar e é isso o que a gente está fazendo, contribuindo para essa renovação interna, mas com os mesmos princípios, de luta pelos que mais precisam”, concluiu Rafael.

Reunião

Antes da comemoração, ao longo desta sexta-feira, o Diretório Estadual do PT realizou uma reunião, onde foram discutidas as metas e estratégias de fortalecimento do partido em todo o território piauiense.