Aproximadamente 7,7 mil eleitores do município de Gilbués definiram, neste domingo (03), os novos vereadores da cidade. Um novo pleito foi realizado após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar todos os mandatos na Câmara Municipal e determinar eleições suplementares para preenchimento das nove cadeiras.

Os nove vereadores eleitos neste domingo são: Ubirajara Veleda (PL); Jordan Iraja (PP); Júnior (PP); Júnior da Boa Vista (PP); Anderson Ribeiro (PP); Dimas Rosa (PP); Joia da Marmelada (MDB); Henrique Guerra (PP); e Railvan (MDB). Um total de 20 candidatos disputaram as vagas.

Os novos eleitos devem ser diplomados até o dia 22 de março de 2024.

Entenda o caso

Em decisão proferida no ano passado, o TSE determinou a renovação integral da Câmara Municipal de Gilbués, cassando os nove parlamentares que ocupavam cadeira na Casa. O Tribunal anulou todos os votos recebidos por candidatos do partido Progressistas ao cargo de vereador e cassou os cinco parlamentares eleitos pela sigla, incluindo o presidente da Câmara Municipal, por fraude à cota de gênero mediante o lançamento de candidaturas femininas fictícias nas Eleições 2020.

A invalidação dos votos recebidos pelos candidatos do Progressistas resultou na anulação de mais da metade dos votos válidos para o cargo de vereador em Gilbués, correspondendo a 52% do total da Câmara Municipal, o que motivou a determinação de renovação total nas nove cadeiras da Casa.