A Polícia Militar do Piauí realizou o resgate de cerca de 50 aves silvestres, nesta segunda-feira (04). Os animais eram criados em cativeiro na cidade de União, e foram apreendidos após denúncias anônimas nas redes sociais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), responsável pelo resgate das aves.

Diante do flagrante de crime ambiental, os policiais emitiram cinco Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) aos responsáveis pelos imóveis onde foi constatada a irregularidade. Durante a operação, realizada na manhã desta segunda-feira (04), 13 residências situadas na zona urbana do município foram alvo de busca.

Segundo o Major Fredson Abreu, a ação incluiu também a conscientização das pessoas, que foram instruídas sobre a prática. “As pessoas ligam para o batalhão, via Whatsapp ou pelo nosso Instagram. Nós compilamos essas denúncias e identificamos os alvos para fiscalização dessas residências. Além da parte repressiva, também realizamos educação ambiental. Orientamos sobre o trabalho do Batalhão Ambiental e explicamos que não é permitido manter, vender, adquirir ou comercializar pássaros silvestres, o que constitui crime ambiental”, orientou o Major Fredson.

Ao mesmo tempo, os policiais também realizam o resgate dos animais. Nesse caso, parte das aves silvestres foi solta em área de mata na região, enquanto aquelas que apresentavam um estado de mansidão foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), localizado no BioParque Zoobotânico em Teresina.

Denúncias

O Batalhão de Polícia Ambiental disponibiliza o telefone (86) 9 9498-2073 e o perfil no instagram @bpa_pmpi, para realização de denúncias anônimas sobre crimes ambientais.