O Ministério Público do Trabalho no Piauí inaugurou, na manhã desta quarta-feira (06), a nova sede da instituição, localizada no bairro Jóquei, na zona leste de Teresina. A inauguração ocorreu dentro da comemoração dos 30 anos de atuação do órgão no estado. O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, esteve presente no evento.

A procuradora-chefe do MPT no Piauí, Natália Azevedo, ressaltou a importância da nova sede com a unificação dos trabalhos já que o órgão funcionava em duas unidades. “Nosso prédio anterior não comportava adequadamente todos os setores e, em razão disso, tínhamos duas unidades descentralizadas. Esse novo prédio representa a unificação do Ministério Público do Trabalho em Teresina, representa uma integração, economia de recursos e um meio ambiente de trabalho mais moderno para todos nós que fazemos a Procuradoria Regional do Trabalho da 22ª Região”, afirmou Natália Azevedo.

Papel do MPT

José de Lima Ramos, procurador-geral do Trabalho, esteve presente no evento e falou da atuação do MPT no Brasil. “O Ministério Público do Trabalho como um todo, tem uma credibilidade muito forte porque é um trabalho de investigação, não é um trabalho simpático, mas é um trabalho necessário. Nós precisamos afastar as ilicitudes trabalhistas, o trabalho escravo, trabalho infantil, a discriminação, tem que se dar oportunidade a todos, esse é o papel do MPT, efetivar os direitos fundamentais sem ver apenas a parte teórica, mas fazendo com que esses direitos sejam concretizados”, concluiu o procurador José de Lima.

Emenda parlamentar

Na nova sede do MPT foram usados R$ 15 milhões de emenda parlamentar do então deputado federal Fábio Abreu, que também prestigiou a inauguração do prédio. “Eu recebi uma comissão na Secretaria de Segurança, quando eu estava como secretário, e foi feita essa solicitação de recursos para construção de sede própria para o Ministério Público do Trabalho e, de imediato, afirmei que indicaria a emenda”, lembrou Fábio Abreu.

A nova sede conta com o térreo e dois andares onde ficam localizados os gabinetes dos procuradores, salas de audiências, auditório, estacionamento, além das salas de apoio administrativo.