O Ministério da Saúde incluiu o Piauí na campanha de vacinação contra a dengue e envia ao estado, nesta sexta-feira (26), as primeiras 21 mil doses do imunizante Qdenga, que serão aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, inicialmente.

Ao todo, a Pasta incluiu 31 municípios piauienses no mapa da vacinação. São eles: Teresina, José de Freitas, Amarante, Curralinhos, Altos, Beneditinos, União, Alto Longá, Miguel Alves, São Gonçalo do Piauí, Palmeirais, São Pedro do Piauí, Água Branca, Monsenhor Gil, Angical do Piauí, Lagoa Alegre, Nazária, Coivaras, Regeneração, Demerval Lobão, Lagoinha do Piauí, Agricolândia, Hugo Napoleão, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Barro Duro, Olho d’água do Piauí, Pau D’Arco do Piauí, Passagem Franca do Piauí, Santo Antônio dos Milagres e Jardim do Mulato.

Foto: Divulgação/Takeda
QDenga, a vacina contra a dengue chega ao Brasil e será aplicada através do SUS

O próprio Ministério da Saúde repassa aos estados que municípios devem ser contemplados e recomenda que não haja nenhuma alteração nesse sentido. Além disso, o governo escolheu, inicialmente, a faixa etária de 10 a 14 anos como público-alvo por concentrar a maior proporção de hospitalização pela doença. É importante lembrar que a vacina Qdenga oferece proteção apenas contra a dengue, não sendo eficaz contra Zika, Febre Amarela e Chikungunya.

Proteção contra a dengue

A superintendente de atenção aos municípios da Sesapi, Leila Santos, ressaltou que a melhor estratégia contra a dengue é sempre a prevenção.

"Temos a vacina agora, mas vale ressaltar que essa ainda não é a principal estratégia para reduzir os casos e mortes por causa da doença. A melhor forma de se proteger contra a dengue é eliminar os focos de transmissão combatendo os criadouros", destacou Leila Santos.