O deputado federal Merlong Solano (PT) criticou a postura da direita e do Centrão na votação que resultou na derrubada da Medida Provisória (MP) 1303, proposta que previa unificar em 18% a tributação sobre aplicações financeiras e elevar a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de algumas instituições financeiras. A MP foi retirada de pauta após 251 votos favoráveis à derrubada e 193 contrários.
Segundo Merlong, a decisão representa uma vitória dos bilionários e uma derrota para o povo brasileiro, já que a medida poderia gerar cerca de R$ 30 bilhões ao orçamento da União, destinados a ações sociais e obras de infraestrutura.
“É grave! O PL e o Centrão votaram para proteger os bilionários. Precisamos alertar o Brasil sobre essa sabotagem contra o país. Essa medida era fundamental para garantir investimentos em favor do povo, mas novamente setores privilegiados foram poupados”, afirmou o deputado.
Ainda segundo o parlamentar a MP não criava novos impostos, mas buscava corrigir distorções do sistema tributário, no qual grandes investidores e instituições financeiras acabam pagando proporcionalmente menos tributos do que trabalhadores e pequenas empresas.
Para Merlong, a derrubada da medida evidencia a influência de interesses econômicos sobre parte do Congresso Nacional. “Estamos falando de R$ 30 bilhões que poderiam financiar políticas sociais, gerar empregos e melhorar serviços públicos. O Brasil precisa de responsabilidade fiscal, mas também de responsabilidade social. É lamentável ver que parte do Congresso escolheu defender os bilionários em vez do povo brasileiro”, completou o deputado.