O deputado estadual Gil Carlos afirmou que o Partido dos Trabalhadores (PT) terá protagonismo na definição do candidato a vice-governador na chapa do governador Rafael Fonteles nas eleições de 2026. A declaração foi feita na manhã desta segunda-feira (15), em entrevista ao GP1 .

De acordo com o parlamentar, o governador Rafael Fonteles é uma das principais lideranças do partido no estado e tem legitimidade para opinar sobre o processo, mas a decisão final será tomada de forma coletiva dentro da legenda.

Foto: Lucas Dias/GP1
Deputado Gil Carlos

“O governador Rafael Fonteles é uma referência, uma das maiores lideranças do nosso partido. Ele tem um governo exitoso, com uma agenda muito forte e efetiva, que traz resultados concretos para o povo do Piauí em todas as áreas da administração pública. Naturalmente, ele tem todo o direito de opinar e de ser ouvido”, afirmou.

Gil Carlos ressaltou, no entanto, que a definição da chapa seguirá as regras internas do partido e o entendimento firmado com a base aliada. “O próprio governador respeita o partido, porque, ao final das contas, quem vai decidir é o Partido dos Trabalhadores. Dentro da nossa convenção e do entendimento desse grupo político que sustenta o governo, caberá ao PT indicar o vice para o próximo pleito”, explicou.

Segundo o deputado, o debate sobre a composição da chapa majoritária ocorrerá no momento adequado, sem antecipações, envolvendo todas as lideranças partidárias. “No momento certo, esse debate virá à tona de forma mais clara e transparente, ouvindo todas as lideranças e o partido em toda a sua composição, para então apontarmos a chapa definitiva, que envolve quatro cargos: governador, vice-governador e dois senadores”, concluiu.

Sem anúncio no momento