A Justiça do Piauí, com apoio da Polícia Militar , cumpriu mandado de reintegração de posse em terras ocupadas ilegalmente no Sul do estado pelo empresário João Antônio Franciosi , do Grupo Franciosi . A ordem judicial foi cumprida na segunda-feira (12).
O terreno em questão fica na Fazenda Lalaco, localizada no município de Sebastião Leal, ocupada ilegalmente pela Sunseck Holding Ltda, que tem como sócio-administrador o empresário João Franciosi.
A reintegração foi cumprida pelo oficial de Justiça Reinaldo Manoel de Sousa, com auxílio de policiais da Força Tática e do 10º Batalhão da Polícia Militar do Piauí.
No ato do cumprimento, foi constatada a existência de edificações na propriedade, como cerca de arame farpado e imóvel residencial. Com a desocupação, foi retirada toda a estrutura, pertences e acessórios, bem como a equipe de segurança privada que atuava no local.
O mandado havia sido expedido ainda em novembro do ano passado pelo juiz Markus Calado Schult, da Vara de Conflitos Fundiários. Na decisão, o magistrado havia estipulado multa diária de R$ 100 mil em caso de nova ocupação ilegal na propriedade.
Grilagem de terras
Uma série de reportagens publicadas pelo GP1 revelou um esquema criminoso de compra de sentenças judiciais. O nome do empresário João Antônio Franciosi aparece como um dos beneficiados diretos de uma dessas decisões , obtidas por meio de propina sob mediação do advogado Juarez Chaves.
Segundo as investigações, Juarez Chaves teria recebido R$ 16 milhões para mediar uma decisão favorável a empresa Sundeck Holding, que buscava obter a posse de um imóvel rural de 22.545 hectares.
Outro lado
O empresário João Antônio Franciosi não foi localizado pelo GP1 . O espaço está aberto para esclarecimentos.