A empresa Ibero Lusitana , que atuou na limpeza pública e coleta de lixo em Teresina até o final do ano passado, foi multada em R$ 398 mil pela Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano ( Eturb ), por falhas recorrentes na prestação do serviço contratado. A decisão que confirmou a penalidade foi publicada nessa quarta-feira (14) no Diário Oficial do Município.

A multa foi aplicada no âmbito do Auto de Infração Nº 016/2025, onde a Ibero Lusitana foi devidamente notificada para apresentar defesa, contudo, o prazo transcorreu integralmente sem que a empresa apresentasse qualquer manifestação, caracterizando revelia administrativa e autorizando o julgamento do feito com base nos elementos constantes nos autos.

Foto: Alef Leão/GP1
Empresa apresentou falhas na coleta do lixo

Os fatos começaram a ser apurados a partir de informações técnicas encaminhadas pela Coordenação Especial de Limpeza Pública (CELIMP), que noticiou falhas reiteradas e persistentes na execução dos serviços de coleta domiciliar, incluindo paralisação total ou parcial da operação, insuficiência do quantitativo mínimo de veículos compactadores em funcionamento, veículos parados na garagem e atrasos significativos na cobertura de setores previamente programados.

No despacho, a CELIMP ressalta que setores inteiros, a exemplo do Loteamento Novo Bela Vista, Parque Sul (Residencial Nova Alegria II), Vamos Ver o Sol (Residencial Violeta), Santo Antônio, Santa Fé e Bela Vista, não tiveram a coleta domiciliar realizada em datas específicas, gerando prejuízos diretos à população e comprometendo a regularidade do serviço.

Diante disso, a Eturb fixou a multa em desfavor da Ibero Lusitana no valor de R$ 398.221,55 (trezentos e noventa e oito mil, duzentos e vinte e um reais e cinquenta e cinco centavos) .

Outro lado

Nenhum representante da Ibero Lusitana foi localizado para comentar o caso. O espaço está aberto para esclarecimentos.

Sem anúncio no momento