Em entrevista à imprensa, o deputado federal e líder da bancada piauiense, Dr. Francisco Costa (PT) afirmou que a meta do partido é eleger cerca de cinco dos dez representantes do estado na Câmara dos Deputados.
Segundo o parlamentar, a sigla conta com uma chapa competitiva e bem estruturada, com pré-candidatos já mobilizados em suas bases. Ele destacou ainda o engajamento das candidaturas femininas como um diferencial importante neste processo. “A chapa federal está com todos os candidatos em campo, inclusive as candidaturas femininas bastante motivadas. Há uma boa perspectiva de votos, e vamos trabalhar firmemente para alcançar essa meta, tanto na chapa federal quanto na estadual”, afirmou.
A meta de ampliar a bancada federal também é compartilhada por outras lideranças do partido. Em entrevista ao GP1 , o deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Francisco Limma (PT), afirmou que o objetivo é eleger, no mínimo, cinco deputados federais. “Nossa meta é conquistar pelo menos 15 cadeiras na Assembleia Legislativa, podendo chegar a 16, e garantir no mínimo cinco vagas na Câmara Federal. Além disso, buscamos vitórias majoritárias, como o Governo do Estado, a Presidência da República e as duas vagas ao Senado”, declarou.
Para alcançar esses resultados, o Partido dos Trabalhadores praticamente definiu sua chapa para deputado federal em 2026, com nove pré-candidatos. A composição inclui seis homens e três mulheres, reunindo nomes de forte presença política, como Florentino Neto, Merlong Solano, Dr. Francisco Costa, Flávio Nogueira, Franzé Silva e Zé Santana. Na ala feminina, o partido aposta na Coronel Elizete, Raissa Protetora e na ex-deputada Marina Santos.