Um trabalhador da Águas de Teresina identificado como Paulo Carvalho morreu na noite desse sábado (16), enquanto prestava serviço de manutenção emergencial na Estação de Tratamento de Água (ETA Sul). A vítima teria sido sugada por um tanque de tratamento enquanto realizava uma limpeza no local, e morreu soterrada pela lama. O corpo do homem foi localizado na manhã deste domingo (17),
Conforme apurado pelo GP1 , o Corpo de Bombeiros do Piauí foi acionado na noite de sábado (16) para atender à ocorrência. A operação para resgate do trabalhador perdurou durante toda a madrugada, e no início da manhã as equipes o localizaram já sem vida.
No local da ocorrência, foi constatado que o homem realizava um procedimento de desobstrução de uma draga no tanque de decantação, que possui aproximadamente 80 metros de comprimento, 40 metros de largura e 6 metros de profundidade. No momento do ocorrido, o reservatório apresentava grande volume de lama, com profundidade aproximada de 1,70 metro.
Paulo Carvalho adentrou o interior do reservatório sem equipamentos de segurança, utilizando apenas um mangote de cinco polegadas para a limpeza. Assim que desobstruiu o sistema, ele foi sugado pela draga e arrastado para o fundo do tanque. O trabalhador morreu soterrado pela lama.
“Devido ao soterramento total da vítima e à dificuldade de acesso, foi necessária a remoção de grande volume de lama na área de intervenção para possibilitar a localização e a retirada do corpo. A ação contou com atuação integrada entre as equipes de combate a incêndio, salvamento e trabalhadores da empresa com conhecimento técnico sobre o sistema”, informou o Corpo de Bombeiros.
O corpo da vítima foi localizado por volta das 7h20 deste domingo (17), preso em um ponto de sucção no fundo do tanque. Segundo a corporação, a perícia da Polícia Civil do Piauí (PC-PI) foi acionada para realizar os primeiros levantamentos sobre o caso. Em seguida, o corpo foi retirado do reservatório e removido pelo Instituto Médico Legal (IML).
Por meio de nota, a Águas de Teresina se manifestou sobre o ocorrido. A concessionária lamentou a morte do trabalhador e afirmou que irá prestar o suporte necessário à família do colaborador, além de contribuir com as investigações sobre o caso.
Confira a nota da Águas de Teresina na íntegra
A Águas de Teresina lamenta, com profundo pesar, o falecimento de um colaborador ocorrido neste sábado (16), durante uma atividade operacional na Estação de Tratamento Sul (ETA SUL).
A empresa reforça que está prestando todo o suporte necessário à família e informa que iniciou a apuração rigorosa das circunstâncias do ocorrido, colaborando integralmente com as autoridades competentes.
A subconcessionária reafirma seu compromisso permanente com a segurança e a integridade das pessoas.
Neste momento de dor, a Águas de Teresina manifesta sua solidariedade e expressa as mais sinceras condolências à família, amigos e colegas de trabalho.