Fechar
GP1

Demerval Lobão - Piauí

TRE realiza palestra sobre 'voto consciente' em Demerval Lobão

Nos próximos dias, alunos e familiares da localidade Santa Elias, em Demerval Lobão, e da cidade de Lagoa do Piauí, também receberão a mesma palestra.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 8 Promotora Ana Izabel Promotora Ana Izabel
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 8 Promotora Ana Izabel na palestra em Demerval Lobão Promotora Ana Izabel na palestra em Demerval Lobão
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 8 Juíza Maria da Paz na palestra Juíza Maria da Paz na palestra
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 8 Palestra do TRE e MPE Palestra do TRE e MPE
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 8 Juíza Maria da Paz falando da importância do voto Juíza Maria da Paz falando da importância do voto
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 8 Palestra do TRE e MPE em Demerval Lobão Palestra do TRE e MPE em Demerval Lobão
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 8 Maria da paz, e a Promotora Ana Izabel Maria da paz, e a Promotora Ana Izabel
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 8 Juíza Maria da Paz Juíza Maria da Paz

Na noite desta terça-feira (20), os alunos e familiares dos estudantes da Unidade Escolar Antonio Pereira Lopes, na cidade de Demerval Lobão, receberam a palestra “Justiça Eleitoral e Cidadania”, que teve a principal finalidade de dialogar com os participantes sobre a importância do voto consciente.

O evento é uma organização da Justiça Eleitoral e do Ministério Público do Piauí (MP-PI). Nos próximos dias, alunos e familiares da localidade Santa Elias, em Demerval Lobão, e da cidade de Lagoa do Piauí, também receberão a mesma palestra.

A juíza eleitoral, que é natural e trabalha em Demerval Lobão, Maria da Paz E Silva Miranda, detalhou ao GP1 quais são os principais pontos conversados no evento, como também a importância de dialogar com os eleitores jovens sobre a importância de exercer a cidadania por meio do voto.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Juíza Maria da PazJuíza Maria da Paz

“A Justiça e o Ministério Público se uniram e nós estamos realizando essa palestra para os jovens com o objetivo de mostrar a necessidade do voto consciente. O eleitor tem a obrigação de votar, de escolher seu candidato, de não se omitir porque quem participa, tem direito de cobrar. Se você não participa, você não tem”, afirmou.

“Cada juiz faz sua parte. Eu estou fazendo aqui na minha cidade, que é em Demerval Lobão, com esse principal objetivo, que é conscientizar. Para isso, vamos abordar assuntos como democracia, cidadania, voto consciente e sobre a venda e a compra de voto que é proibido, que é crime. Vamos mostrar os problemas que pode acarretar a prática desse crime”, complementou.

Promotora eleitoral há vinte anos, Ana Isabel de Alencar Mota Dias, destacou na palestra a importância de órgãos públicos estarem próximo dos cidadãos. “Quando está mais próximo, a gente tem esse cuidado de vim nas escolas para debatermos medidas contra a corrupção, inclusive mostrando os conceitos técnicos. Hoje a gente está mais focado nessa questão de conscientizar o público jovem, que tem menos de 18 anos, que ainda não tem a obrigatoriedade do voto, sobre a importância do ato de votar para a democracia, para as discussões do país. Mostrar como funciona o sistema eleitoral brasileiro, como os órgãos da Justiça e do Ministério Público funcionam e dar essa contribuição para quem sabe no futuro, os professores possam contextualizar isso nas salas de aula”, pontuou.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Promotora Ana Izabel Promotora Ana Izabel

Na palestra foram destacados conceitos e contextos sobre a democracia, a cidadania, a importância do voto, a importância das pessoas participarem das decisões políticas de um local. “O voto não é apenas o momento que o eleitor vai a urna, mas é todo um trabalho que deve ser feito durante toda a vida, para que a gente acompanhe o que está sendo feito na cidade, por isso é necessário falarmos da compra de votos, da corrupção eleitoral, enfim de todos esses assuntos”, finalizou a promotora Ana Isabel.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.