Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Advogadas formam grupo para combater feminicídio no Piauí

“Tudo isso voluntário, basta que os familiares das vítimas nos procurem na sede da Paz e Bem, que é um grupo de apoio social e solicite a nossa ajuda”, disse ela.

O grupo de Apoio a Causas Sociais Paz e Bem está formando um núcleo que, a priori, contará com três advogadas. Elas atuarão como assistentes de acusação, de maneira voluntária, em processos por crime de feminicídio e violência doméstica no Piauí. De acordo com a idealizadora do projeto e presidente do grupo, a advogada criminalista Ravenna Castro, a ideia é prestar apoio às famílias das vítimas e atuar em parceria com o Ministério Público para garantir a efetiva aplicação de penas mais rígidas para os agressores. “Tudo isso voluntário, basta que os familiares das vítimas nos procurem na sede da Paz e Bem, que é um grupo de apoio social e solicite a nossa ajuda”, disse.

Ravenna detalhou como será feito esse acompanhamento jurídico àquelas pessoas submetidas a esse tipo de crime. “O jurídico irá acompanhar o processo até a condenação dos agressores, lutando para que permaneçam presos e para que recebam penas mais severas e condizentes com suas condutas, como forma de inibir a violência contra mulher”, pontuou.

Ela ainda ressaltou que esse trabalho de apoio é também uma maneira de amenizar a dor que os familiares carregarão por toda a vida. "Nós vamos lutar para que esses agressores peguem pena máxima. Mesmo que nenhuma pena justifique ou venha a redimir ou isentá-lo do crime que cometeu. É uma forma de lutar pela garantia de efetivação da justiça e suavizar o fardo que essas famílias vão carregar pelo resto de suas vidas. Além de coibir o índice de violência contra mulher combatendo a impunidade. Não vamos aceitar essas condutas agressoras. É preciso dar um freio, um basta nessa situação”, completou a advogada.

Como o trabalho é totalmente voluntário, Ravenna Castro adiantou que o grupo precisa de um psicólogo. “Estamos precisando de um psicólogo voluntário para atender as famílias das vítimas no caso de feminicídio e as vítimas de violência doméstica. O que a gente puder resolver por aqui, a gente resolve, tudo voluntário. O que não [for possível], a gente orienta e encaminha para os órgãos competentes”, esclareceu a advogada.

A sede do grupo de Apoio a Causas Sociais Paz e Bem está localizada na Rua Domingos Mourão, 482, bairro Soa João, zona leste de Teresina (PI).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.