Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Mulheres realizam ato em Teresina contra Reforma da Previdência

Existe uma mobilização internacional de mulheres, que estão se organizando para saírem as ruas.

Um grupo de mulheres realizará um ato na Avenida Frei Serafim, Centro de Teresina, na tarde desta quarta-feira (08 de março) marcada pelo Dia Internacional da Mulher. Na ocasião as mulheres se manifestarão contra a violência e contra a Reforma da Previdência Social. A concentração do ato está marcada para as 16h, na frente do supermercado Hiper Bom Preço.

  • Foto: Divulgação Ato organizado por mulheres na Avenida Frei SerafimAto organizado por mulheres na Avenida Frei Serafim

O GP1 conversou com a estudante Letícia Lima, diretora de planejamento do Diretório Central dos Estudantes – DCE Livre da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O DCE é uma das entidades que organiza o ato. Letícia explicou que existe uma mobilização internacional de mulheres, que estão se organizando para saírem as ruas.

“Mulheres foram mundialmente conclamadas a uma greve internacional de seus trabalhos formais e informais, pedindo mais direitos sexuais, reprodutivos e trabalhistas. Ainda hoje sofremos com o controle do Estado e do patriarcado sobre nossos corpos, como o aborto criminalizado, e com problemas no mundo do trabalho como disparidade salarial, assédio, discriminação na hora de contratar por possibilidade de gravidez, etc. Isso sem falar da jornada dupla ou tripla de trabalho (dentro e fora de casa) a que muitas mulheres são submetidas por serem encaradas como responsáveis principais pela casa e pelo cuidado com os filhos. Queremos o fim dessa divisão sexual do trabalho que super explora as mulheres”, declarou.

A estudante explicou que regionalmente a pauta central é a Reforma da Previdência Social. “Estamos focando o ato na Reforma da Previdência agitada pelo Governo Temer, que pretende igualar a idade de aposentadoria entre homens e mulheres, desconsiderando a dupla exploração de mulheres com trabalho dentro e fora de casa. Por isso, está aberto o convite a todas e todos pra se somarem a esse 8 de Março de muita luta feminista contra a violência machista e a Reforma da Previdência”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.