Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sílvio Mendes suspende exames de Raio X na UPA do Renascença

Segundo nota da fundação enviada, no final da tarde desta sexta-feira (05), os exames estão sendo encaminhados para o Hospital do Dirceu. 

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sílvio Mendes, mandou suspender a realização de exames de Raio X na UPA do Renascença, localizada na zona sudeste de Teresina, após a denúncia de suspeita de vazamento de radiação.

Segundo nota da fundação enviada, no final da tarde desta sexta-feira (05), os exames estão sendo encaminhados para o Hospital do Dirceu. Uma equipe multi profissional também foi acionada para tratar do assunto.

  • Foto: Lucas Dias/GP1UPA do RenascençaUPA do Renascença

Veja abaixo nota na íntegra

O presidente da Fundação Municipal de Saúde,Silvio Mendes,mandou suspender a realização de exames de Raio X na UPA do Renascença  após a denúncia de suspeita de vazamento de radiação.Os exames estão sendo encaminhados para o Hospital do Dirceu.A FMS também acionou uma equipe multi profissional para tratar do assunto. Os aparelhos de docímetro, que servem para medir a radiação nos funcionários, estão aguardando o envio da empresa de São Paulo.

Entenda o caso 

Na manhã desta sexta-feira (05), os diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (SINDSERM) estiveram na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Renascença, onde verificaram diversas irregularidades na estrutura física do setor de radiologia da unidade. Por conta disso, o serviços está interditado.

Um dos principais problemas é a falta de revestimento adequado em uma parede da sala de radiologia, chamada tecnicamente de biombo fixo. Para que os profissionais e pacientes estejam protegidos da radiação, é necessário manter um biombo fixo revestido com um material de proteção específico, chamado barita. Recentemente, houve uma troca no aparelho de impressão das radiografias por um que emite mais radiação e oferece mais qualidade de imagem, porém a troca não foi acompanhada pela adequação do biombo que, atualmente, é feito apenas de gesso e sem a aplicação da barita. O comprometimento da estrutura do setor oferece risco aos profissionais e aos pacientes expostos à radiação sem a devida proteção.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.