Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Oficial do Exército é indiciado por executar a namorada em Teresina

José Ricardo da Silva Neto deverá responder por feminicídio consumado e duas tentativas.

O oficial do exército José Ricardo da Silva Neto, de 23 anos, foi indiciado, nesta terça-feira (27), pela execução da namorada, a estudante de arquitetura Iarla Lima Barbosa, de 25 anos. O crime aconteceu na madrugada do último dia 19, próximo ao Bendito Boteco, na zona leste de Teresina.

  • Foto: DivulgaçãoJosé Ricardo Silva NetoJosé Ricardo da Silva Neto.

De acordo com o inquérito policial, o crime teve razões de gênero e por isso é considerado um homicídio qualificado. "Alinhando os depoimentos, os laudos consignados, as recognições e as respostas dos ofícios, tudo isso, permitiu que a gente identificasse na dinâmica dos fatos as razões de gênero que permitem a modulação jurídica na circunstância qualificadora do feminicídio", explicou a delegada Anamelka Cadena, titular do Núcleo de Feminicídio da Polícia Civil do Piauí.

Além de ter sido indiciado pelo feminicídio da namorada, o oficial do exército também responderá pela tentativa de dois outros crimes de gênero, já que ele também efetuou disparos e deixou a irmã e a amiga da namorada feridas.

“Elas descreveram a dinâmica dos fatos dentro do veículo e disseram que tanto ao chegar no estabelecimento quanto lá dentro não houve nenhuma adversidade ou algo que demonstrasse nenhuma situação de desconforto, então houve tranquilidade para que elas fossem até o veículo, onde a arma estava e onde tudo aconteceu”, afirmou a delegada Anamelka Cadena.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Delegada Anamelka CadenaDelegada Anamelka Cadena.

Durante a investigação, José Ricardo da Silva Neto se recusou a dar esclarecimentos para delegada. “Ele não se manifestou durante o inquérito inteiro. Tudo que foi possível não participar ele não participou. Não houve, por parte dele, nenhuma verbalização ou ação. Até o exame toxicológico, por exemplo, ele se recusou a fazer”, informou a delegada.

O inquérito foi encaminhado para a Justiça e agora aguarda a formalização da denúncia para se tornar processo. Até o momento, José Ricardo da Silva Neto continua sob custódia do Exército Brasileiro.

Relembre o caso

Na madrugada do último dia 19, o oficial do exército e a namorada estavam em uma casa de shows e, após deixarem o local, tiveram um desentendimento dentro do carro dele, onde ele teria se mostrado incomodado, com ciúmes, do comportamento dela dentro do local.

Em seguida, segundo o depoimento da irmã e da amiga da jovem, ele teria pego uma arma e efetuado disparos contra ela. Depois, ele tentou matar as duas mulheres que estavam no banco de trás, mas elas conseguiram fugir do veículo.

O oficial evadiu-se do local com o corpo da namorada e retornou para sua casa, onde foi preso. No entanto, devido a ferimento de um disparo que o mesmo efetuou na perna, ele foi levado para atendimento médico, teve que passar por intervenção cirúrgica e ficou internado.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.