Fechar
GP1

Picos - Piauí

Wellington Dantas propõe maior comenda de Picos para Lula

Petista é autor de decreto legislativo que concede a Medalha Coelho Rodrigues ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Alheio aos problemas do correligionário com a justiça, o vereador Wellington Dantas (PT) está propondo à Câmara Municipal de Picos a concessão da Medalha Coelho Rodrigues ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). A honraria é a suprema distinção honorífica do município e precisa do voto dos quinze parlamentares para ser aprovada.

Caso a proposta seja aprovada, a Câmara Municipal de Picos estará concedendo a maior honraria a um condenado pela justiça. No último dia 12 de agosto, Lula foi condenado pelo juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro, a nove anos e meio de prisão em regime fechado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Wellington Dantas propõe maior comenda de Picos Para Lula, condenado pela justiçaWellington Dantas propõe maior comenda de Picos Para Lula, condenado pela justiça

Na Sentença, o juiz Sérgio Moro determinou ainda o bloqueio dos bens de Lula e também a perda dos direitos políticos do ex-presidente pelo dobro do prazo da condenação, ou seja, 17 anos. Além disso ele é réu em pelo menos outras cinco ações penais.

Decreto legislativo

Alegando comprovados méritos, o vereador Wellington Dantas (PT) deu entrada no último dia 2 de julho ao decreto legislativo que concede a Medalha de Honra ao Mérito Coelho Rodrigues ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). Se a proposta passar a comenda será entregue no dia 2 de setembro durante visita do ex-presidente a Picos.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Cópia do Decreto LegislativoCópia do Decreto Legislativo

Como para ser aprovada a proposta precisa do voto favorável dos quinze vereadores com assento na Câmara, Wellington Dantas começou a fazer lobby junto aos colegas. Na quinta-feira, 3, data em que o legislativo picoense retornou do recesso, ele já havia conseguido treze assinaturas de apoio, incluindo a dele.

Apesar da pressão do colega, o vereador Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PRP), decidiu não assinar e confirmou para a reportagem do GP1 que é contra a proposta. Também não assinou José de Arimateia Luz, o Maté (PSL), que não estava presente na sessão de quinta-feira passada, 3 de agosto.

Assinaram a proposta

Além de Wellington Dantas (PT), que é o autor, assinaram a proposta os vereadores Carlos Luís Nunes de Barros (PSDB); Antônio Afonso Santos Guimarães Júnior, o Afonsinho (PP); Waldívia Santos Martins Silva (PRP); José Luís de Carvalho (PTB); Hugo Victor Saunders Martins (PMDB); José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PP); Simão Carvalho Filho (PSD); José Joaquim Monteiro, o Dedé Monteiro (PPS); Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB); Francisca Celestina de Sousa, a
Dalva Mocó (PTB) e Creusa Nunes (PMDB).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.