Fechar
GP1

São Félix do Piauí - Piauí

Dom Plínio considera perseguição à Igreja atitude de Regina Coeli

Declaração do bispo ocorreu após reunião com os membros dos conselhos, que decidiram pelo cancelamento do Festejo de Nossa Senhora do Patrocínio.

Pascom 1 / 8 Dom Plínio considera atitude da prefeita como perseguição Dom Plínio considera atitude da prefeita como perseguição
Pascom 2 / 8 Dom Plínio reunido com membros dos conselhos de pastorais Dom Plínio reunido com membros dos conselhos de pastorais
Pascom 3 / 8 Pároco condena atitude da prefeita Pároco condena atitude da prefeita
Pascom 4 / 8 Patamar da Igreja ficou tomado de lixo após festa da Prefeitura Patamar da Igreja ficou tomado de lixo após festa da Prefeitura
Pascom 5 / 8 Patamar da igreja lotado de pessoas comemorando Patamar da igreja lotado de pessoas comemorando
Pascom 6 / 8 Patamar da Igreja ocupado por pessoas durante a festa da Prefeitura Patamar da Igreja ocupado por pessoas durante a festa da Prefeitura
Pascom 7 / 8 Visão do patamar da Igreja durante a festa da Prefeitura Visão do patamar da Igreja durante a festa da Prefeitura
Pascom 8 / 8 Visão do patamar da igreja no final da festa da Prefeitura Visão do patamar da igreja no final da festa da Prefeitura

O bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva, reagiu com indignação à atitude da prefeita de Pio IX, Regina Coeli Viana de Andrade e Silva (PSB), que mandou remover o palco montado pela Igreja Católica para os Festejos da Padroeira Nossa Senhora do Patrocínio. No lugar a gestora determinou a instalação de estrutura para comemoração do 128º aniversário do município.

Os Festejos da Padroeira de Pio IX tiveram início na manhã de 6 de agosto e prosseguiriam até o dia 15. Porém, em razão da atitude da prefeita Regina Coeli, a programação foi suspensa na última segunda-feira, 7, e desde então a Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio permanece fechada em sinal de repúdio ao que aconteceu.

Logo que tomou conhecimento do problema, o bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva dirigiu-se até Pio IX e lá se reuniu com o pároco, Padre Francisco Antônio Feitosa e os membros dos conselhos de pastorais. Na reunião ficou decidido o cancelamento da festa e a permanência da igreja fechada por oito dias.

Para dom Plínio, o ato patrocinado pela Prefeitura Municipal de Pio IX em remover o palco montado pela Igreja e cortar o fornecimento de energia elétrica das barracas que serviriam de apoio à quermesse, se configura como uma perseguição.

“Considero uma perseguição! Isso não é um fato novo, vem desde a ressurreição de Cristo. O povo de Pio IX é pacato e vejo nas pessoas um sentimento forte de somar com o padre. Hoje, no entanto, me deparo com um povo sofrido, embora nos tenha recebido de forma fraterna” – ressaltou dom Plínio.

O bispo disse ainda que foi uma atitude pessoal de uma pessoa querer manter um propósito, mesmo contra a vontade do povo. “São 129 anos de festa e ter que parar por causa de um fato. Vai ficar eternizado na memória do povo de Pio IX, que tem uma história marcada pela missão, honestidade e acolhida. Isso nos causa repúdio” – completou dom Plínio.

O pároco da Paróquia de Pio IX, Francisco Antônio Feitosa, também se manifestou e mostrou-se triste e decepcionado pela situação. Segundo ele, a atitude da Prefeitura feriu o coração da Igreja. “Foi uma falta de respeito para com o povo” – resumiu.

Festa de aniversário

A festa dos 128 anos de emancipação política de Pio IX foi realizada na noite de ontem, 8, na praça em frente à Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio. Conforme havia previsto o Padre Francisco Feitosa, durante a comemoração o patamar da matriz manteve-se ocupado por dezenas de pessoas e, no final percebiam-se mesas e muito lixo, dentre os quais copos, garrafas de bebidas e restos de comida.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.