Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sílvio Mendes abandona votação após confronto com lideranças

Ao ser confrontado por lideranças comunitárias, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Silvio Mendes, se retirou da votação.

Foi realizada na manhã desta terça-feira (19), a reunião do Conselho Municipal de Saúde para votar a transferência da UTI da Maternidade Wall Ferraz no Dirceu para a Maternidade Dona Evangelina Rosa, localizada na região sul de Teresina. Ao ser confrontado por lideranças comunitárias, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sílvio Mendes, se retirou da votação.

Segundo o membro do Conselho Municipal de Saúde e coordenador da Comissão de Saúde da Criança e do Adolescente, Wagner Cardoso, o plano não foi apresentado de maneira adequada. “Depois de o conselho analisar o plano emergencial, nós percebemos que esse plano é uma síntese que não apresentou dados, como a organização do sistema, a alteração do horário de trabalho dos funcionários, o transporte da criança recém-nascida, que não pode ser feito de qualquer forma, tem que ser feito um transporte profissional adequado”, disse.

  • Foto: Thais Guimarães/GP1Wagner CardosoWagner Cardoso

“Esse plano foi feito pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi). Nasceu na Sesapi, foi apresentado pelo município, mas em nenhum momento passou pelo Conselho. Nós só soubemos desse plano após solicitação do Ministério Público. A Sesapi quebrou a hierarquia da saúde, porque ela deveria ter apresentado inicialmente para a comissão do conselho, para que nós pudéssemos fazer uma análise, levar pra os conselheiros, para que ai pudéssemos debater juntos e criar um grupo de trabalho, uma discussão profunda do plano, sobre seus prós e seus contras, para que a gente pudesse dar uma posição mais concreta de melhoria na saúde da criança e do adolescente", completou.

  • Foto: Thais Guimarães/GP1Votação do Conselho Municipal de SaúdeVotação do Conselho Municipal de Saúde

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sílvio Mendes, se retirou da votação após ter sido confrontado por lideranças comunitárias. A votação não foi prejudicada, já que todos os membros do Conselho estavam aptos a votar. O vereador Dudu criticou a atitude do presidente.

“O Sílvio Mendes se retirou da votação por falta de argumentos. Eu não sei como alguém que quer apresentar algo de bom para a sociedade não tem a capacidade de convencer. Como é que eu estou vendendo um produto bom e como não tenho a capacidade de convencer e não convencendo, eu vou pra truculência. Isso é truculência. Se retirar de uma reunião do conselho mostra falta de equilíbrio emocional. Um gestor que recebe dinheiro do povo tem obrigação de ter paciência e discutir as coisas com calma. Então essa forma truculenta de não querer discutir é querer ser o dono da verdade absoluta e não é assim. E outra, sair dando patada, chamando todo mundo de leviano não quer dizer que todo mundo que não concorde com Sílvio Mendes é leviano. Isso não existe. Ele tem que ter equilíbrio emocional pra discutir com o povo”, disse o vereador.

  • Foto: Thais Guimarães/GP1Vereador DuduVereador Dudu

O vereador disse ainda que vai trabalhar para que a proposta não seja aprovada. "Eu vou trabalhar até o último momento para que essa proposta não passe. O Estado voltou atrás, reconheceu que foi errada a discussão. A discussão nasceu de cima pra baixo. Tinha que ser iniciada aqui hoje. O conselho deveria ter sido ouvido antes para que depois fosse discutida uma implementação. Eu sou contrário, vou trabalhar contrário. O ministério público é contrário, a sociedade técnica da área da pediatria toda é contrária e o povo também é contrária. Nós esperamos impedir o fechamento dessa UTI neonatal do CIAMCA. Espero que a gente consiga manter”, completou.

O Conselho Municipal de Saúde de Teresina é formado por 64 conselheiros, sendo 32 titulares e 32 suplentes. Pelo menos 50% das vagas são destinadas a movimentos populares, associação de moradores e conselhos comunitários. Outros 25% são destinados a trabalhadores da saúde, como os conselhos regionais. Já os outros 25% são compostos por profissionais do serviço privado e filantrópico.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.