Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sebastião Martins faz balanço das eleições 2018 no Piauí

O TRE finalizou a apuração das eleições 2018 às 00h23min desse domingo (07).

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí fez um balanço do resultado das eleições 2018, realizadas no último domingo, 7 de outubro, durante solenidade ocorrida na manhã desta segunda-feira (08) na sede do TRE-PI. Em entrevista coletiva, o presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, frisou que houve certa demora na apuração dos votos devido à biometria, que foi implantada 100% no estado do Piauí, mas que em consequência disso houve mais segurança no pleito.

“É claro que houve uma demora na votação, primeiro porque o eleitor votava em 6 candidatos e segundo, também, devido a biometria, que é o meio mais seguro, mas trouxe uma demora a mais na hora da votação. O tempo médio para votar seria 60 segundos, mas antes de votar você tinha que fazer a identificação biométrica digital na mesa receptora de votos. Alguns municípios como Paulistana, na zona rural, somente às dez da noite concluiu a votação. Então por volta de volta de meia-noite o TRE totalizou 100% tanto para governador, senador, deputado estadual e federal. Então 100% já está no programa do Tribunal Superior Eleitoral e hoje pela manhã apenas uma formalidade. A comissão apuradora, que é presidida pelo desembargador Pedro Macêdo, vai proclamar oficialmente os eleitos”, explicou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Preseidente do TRE-PI, Sebastião RibeiroPreseidente do TRE-PI, Sebastião Ribeiro

O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Rosemberg Maia Gomes, fez uma análise positiva do processo de apuração dos votos e ressaltou que, quando comparado com as eleições 2014, o resultado final foi divulgado mais rapidamente, com menos substituições de urnas eletrônicas.

“Na eleição 2014, que eram 5 votos apenas e 50% biometria, nós terminamos a apuração 3h da manhã e nessa eleição, que era 100% biometria e seis votos, nós conseguimos terminar 00h23. Isso graças a um trabalho do tribunal no sentido de logística e de ajustes. Em 2014 nós tivemos 140 (substituições de urnas) e nessa tivemos apenas 53. Então foi um trabalho do Tribunal Regional Eleitoral no sentido de melhorar o seu próprio trabalho em relação aos pleitos anteriores ”, destacou o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Rosemberg Maia GomesRosemberg Maia Gomes

Crimes eleitorais

O presidente do TRE comentou ainda os registros de crimes eleitorais mais relevantes, ocorridos no final de semana de votação e garantiu que todos os casos serão apurados pela Polícia Federal.

“Eu tomei conhecimento que houve apreensão de dinheiro, R$ 100 mil em Teresina, depois R$ 3 mil, houve apreensão de dinheiro também na cidade de Fronteiras e em Água Branca. Então essas ocorrências são crimes eleitorais, que serão apuradas pela Polícia Federal, transformadas em inquérito e, em seguida, vão para o procurador ou promotor da respectiva zona eleitoral”, frisou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Acompanhe o resultado das eleições 2018 pelo GP1

Tribunal Regional Eleitoral lança o Disque Eleições 2018

Paes Landim cria Comissão Apuradora para as Eleições 2018

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.