Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Seminário de Gestão e Inovação em Saúde acontece em Teresina

Grandes nomes do cenário nacional participam do evento na sede do Sebrae na capital.

Acontece até o final da tarde de hoje (30) o sexto Seminário de Gestão e Inovação em Saúde, uma ação conjunta do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, e do Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí, Sindhospi.

A solenidade de abertura oficial do evento, que aconteceu na sede do Sebrae em Teresina, contou com as presenças do secretário de Estado da Saúde do Piauí, Florentino Neto; do diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda; da vice-presidente e do diretor administrativo financeiro do Sindhospi, Raquel Vilar e Sylvio Romano, respectivamente; e da diretora de Vigilância Sanitária do Piauí, Tatiana Chaves.

O objetivo do seminário era contribuir para a promoção dos pequenos negócios da saúde, por meio da disseminação de novos modelos de gestão, de práticas inovadoras e de parâmetros de qualidade para esse segmento.

“Temos uma forte atuação junto ao segmento de saúde, sempre com foco na sustentabilidade e competitividade dos empreendimentos desse setor. Buscamos levar informação e conhecimento atualizados, bem como disseminar novas tecnologias para o aprimoramento das atividades em clínicas e hospitais. E é com esse intuito que realizamos esse seminário”, disse o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Segundo o secretário de Estado da Saúde do Piauí, Florentino Neto, discutir a gestão da saúde, seja ela pública ou privada, é muito importante. “A área pública tem seus limitadores, mas estamos sempre buscando a melhoria dos serviços. Essa integração entre público e privado contribui para o aprimoramento dos modelos de gestão. Precisamos louvar a realização desse evento, no qual a saúde é discutida e pensada de forma conjunta e estratégica”, comentou.

No workshop Digital Health Revolution – Nova Era Para o Ecossistema de Saúde, que aconteceu como parte da programação do seminário, o engenheiro Guilherme Hummel tratou das transformações globais dentro da cadeia de saúde, do novo perfil dos sistemas de saúde (público e privado) e de seus usuários no Século XXI; da explosão mundial em Connected Care: inovações, tecnologias emergentes e o impacto para prestadores de serviços, financiadores, manufatura, comunidade médica, Estado e usuário final; e das tendências e desafios de algumas das tecnologias emergentes.

“Estamos num momento de grande ebulição na área de tecnologia em saúde. Antes tudo era tratado pelo médico. Hoje, temos o auxílio da tecnologia. Os sistemas tradicionais estão insolventes. Precisamos pensar uma medicina menos reativa e genérica, e mais preditiva e personalizada”, destacou Hummel.

Já na palestra Saúde Digital: Um Império Humano, o médico Raelson Batista, falou das oportunidades de empreendedorismo digital na área da saúde; interpelação entre o desenvolvimento digital da saúde e os aspectos humanitários do atendimento de pacientes; os benefícios organizacionais, econômicos, administrativos e de suporte para as instituições assistenciais; e o acesso digital em um universo de limitações ainda consistentes do ponto de vista social e econômico no Brasil.

A outra palestra que aconteceu na manhã de hoje (30) tratou do tema Bionexo – Como Tecnologia e Informação Podem Agregar Valor nos Processos com OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais), a qual foi ministrada pelo executivo da empresa Bionexo do Brasil, Odorico Rebelo.

Rebelo tratou sobre modelos de remuneração, cenário atual, impactos e tendências; operacionalização de OPMEs nos hospitais e operadoras de saúde; melhores práticas de mercado no gerenciamento de OPMEs; e tendências de mercado.

Como parte das atividades do seminário acontece ainda o Curso Segurança do Paciente, ministrado pelo coordenador de Saúde Suplementar da Confederação Nacional de Saúde, João Lucena. Essa capacitação iniciou ontem (29), encerrando na tarde de hoje (30).

Para a realização do seminário, o Sebrae e o Sindihospi contaram com o apoio da Bioconexo, da Federação Nacional dos Estabelecimentos em Serviços de Saúde, Fenaess; e da Escola Nacional de Ensino em Serviços de Saúde, Enaess.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.