Fechar
GP1

Santo Inácio do Piauí - Piauí

Professor do Piauí se torna o doutor mais jovem do Brasil

Filho de um pedreiro e de uma costureira, Guilherme Lopes, que sempre estudou em escola pública, teve sua tese de doutorado em biotecnologia e farmacologia aprovada na última sexta-feira (09)

O professor universitário Guilherme Lopes, natural de Piripiri, se tornou o mais jovem doutor do Brasil, aos 26 anos, dois meses e 26 dias de vida. Filho de um pedreiro e de uma costureira, Guilherme, que sempre estudou em escola pública, teve sua tese de doutorado em biotecnologia e farmacologia aprovada na última sexta-feira (09), no campus de Parnaíba da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

  • Foto: Facebook/Guilherme LopesGuilherme LopesGuilherme Lopes dedendeu tese de doutorado no campus de Parnaíba da Universidade Federal do Piauí

Antes de Guilherme, uma cearense de 26 anos, nove meses e cinco dias era a doutora mais jovem. O mais novo doutor conversou com o GP1 na manhã desta segunda-feira (12), e contou um pouco de sua trajetória. Ele é formado em Biomedicina em uma faculdade particular de Teresina, curso que fez com uma bolsa do Prouni (Programa Universidade Para Todos).

“Fui bolsista do Prouni na graduação, estudei em escola pública durante toda a vida, me formei em Biomedicina e passei direto para o doutorado, através da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio)”, afirmou ao GP1.

O tema da tese defendida é "Bioprospecção da bergenina isolada de Peltophorum dubium, com ênfase nas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias: aporte para o desenvolvimento de novos fitomedicamentos", pesquisa feita sob orientação do professor Jand Medeiros.

Guilherme contou que, antes do professor Jand, seu trabalho era orientado pelo professor Rivelilson Mendes até 2015, quando este faleceu. “O professor Rivelilson foi o mentor de toda essa conquista”, declarou.

O doutor falou da felicidade pela conquista, devido ao difícil caminho que percorreu. “Fico muito feliz, porque o meu bairro em Piripiri é de periferia, com um grande índice de marginalização. Fico feliz em poder contribuir de alguma forma para que outras pessoas possam se espelhar e correr atrás de seus objetivos”, ressaltou.

Guilherme Lopes é professor em uma faculdade particular em Piripiri e ministra aulas para os cursos de Enfermagem e Farmácia.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.