Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Assassino do empresário Leandro César é condenado a 20 anos de prisão

O julgamento aconteceu na segunda-feira (15).

O juiz Washington Luiz Gonçalves Correia, da 8ª Vara Criminal da Comarca de Teresina, condenou Sanatiel Abreu Rocha a 20 anos de prisão em regime fechado pelo crime de latrocínio (roubo seguido de morte) contra o empresário Leandro César Sousa Gonçalves, ocorrido em 2017. O julgamento aconteceu na segunda-feira (15). Na mesma sentença, a irmã de Sanatiel que também foi denunciada pelo crime, Iasmin Abreu Rocha, foi absolvida.

Sanatiel, vulgo “Pequeno”, foi apontado pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) como autor dos disparos que vitimaram o empresário. Ele estava como passageiro na motocicleta no momento do crime.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Sanatiel foi apresentado na Delegacia de Homicídios
Sanatiel foi apresentado na Delegacia de Homicídios

O magistrado destacou na sentença que não ficou constatada a participação de Iasmin Abreu no crime, pois não existe nada de substancial nos autos que possa mostrar de forma inequívoca que a referida acusada tenha participado da ação delituosa.

Em relação a Sanatiel, o juiz analisou que a autoria quanto ao crime de roubo qualificado pelo resultado morte – latrocínio, praticado pelo acusado, acompanhado do já condenado Francisco das Chagas de Oliveira Filho, ficou confirmada, “uma vez que além de ser um dos autores intelectuais, participou efetivamente da execução do crime sob julgamento, abordando a referida vítima e efetuando dois disparos de arma de fogo contra a mesma, atingindo-a e causando a sua morte”.

Sanatiel então foi condenado a 20 anos de reclusão e pagamento de 10 dias-multa no valor de 1/30 do salário mínimo vigente à época dos fatos. A pena deverá ser cumprida na Penitenciária Regional “Irmão Guido” ou em estabelecimento prisional similar e adequado em Teresina.

Por fim, o juiz negou ao réu o direito de recorrer da sentença em liberdade e manteve a prisão preventiva para garantir a aplicação da lei penal.

Mentor condenado

Em fevereiro de 2018, Francisco das Chagas de Oliveira Filho foi condenado a 30 anos de prisão, em regime fechado, pelo crime de latrocínio (roubo seguido de morte) contra o empresário Leandro César Sousa Gonçalves. A sentença foi dada no último dia 9 de fevereiro. Ele foi apontado pela polícia como mentor do crime.

Das cinco pessoas que foram denunciadas, apenas Francisco foi condenado na época. Duas foram absolvidas, André Vieira da Silva - vulgo “Loirinho” e Jonnes Eduardo da Silva – conhecido como “John John”. Sanatiel Abreu Rocha - vulgo “Pequeno”, e sua irmã Iasmin Abreu Rocha, tiveram decretados, contra si, a suspensão do processo com a consequente suspensão do prazo prescricional.

Relembre o caso

O proprietário do depósito LM Bebidas e Gás, Leandro César, foi morto a tiros após reagir a uma tentativa de assalto, no dia 20 de fevereiro de 2017. A vítima vinha da cidade de Demerval Lobão com mais de 20 mil reais dentro de seu veículo, quando foi abordada por uma dupla que estava em uma motocicleta, na rua 4 do bairro lourival Parente.

Foto: Facebook/Leandro CésarLeandro César
Leandro César

Leandro reagiu batendo o carro contra a moto. Um dos bandidos caiu e o outro atirou contra o empresário, que foi atingido por dois disparos na cabeça, que não resistiu e morreu no local.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.