Fechar
GP1

Curimatá - Piauí

Prefeito Valdecir Júnior destaca avanço na Educação de Curimatá

Na quarta-feira (09), o prefeito recebeu o “Prêmio Gestor Educador” durante evento em Teresina.

O prefeito de Curimatá, Valdecir Júnior, recebeu na última quarta-feira (09) o “Prêmio Gestor Educador” pelo desenvolvimento de políticas públicas educacionais, que resultaram no aumento do IDEB 2021 dos anos iniciais e finais no município.

Além do prefeito, também receberam o prêmio a secretária municipal de Educação, Gilvaneide Ferreira Lobo, o supervisor da Rede Municipal de Ensino, Ricardo Guerra e a coordenadora municipal de Educação Infantil, Ana Paula.

Foto: Divulgação/AscomPrefeito Valdecir Júnior recebe “Prêmio Gestor Educador”
Prefeito Valdecir Júnior recebe “Prêmio Gestor Educador”

Em seu discurso, o prefeito destacou que o prêmio foi resultado de muito trabalho e dedicação de toda a equipe. “Estamos colhendo frutos de um trabalho realizado com muita dedicação, esforço, e acima de tudo, compromisso com a Educação. Agradeço toda a equipe da Educação, pois sem a competência de vocês não teríamos conseguido", ressaltou Valdecir Júnior.

“A luta para aumentar o IDEB e a qualidade do ensino do nosso município tem sido a nossa missão nos últimos anos e hoje estamos sendo reconhecidos a nível estadual por isso”, completou o prefeito Valdecir Júnior.

A entrega do prêmio aconteceu durante o Seminário de Educação Infantil e Alfabetização, que ocorreu no Diferencial Buffet, em Teresina.

Situação da Educação

Em entrevista ao GP1, nesta sexta-feira (11), o prefeito Valdecir Júnior destacou como estava a Educação antes de assumir a prefeitura. “Até dezembro 2016, o município não vinha cumprindo requisitos que colocam a Educação numa situação boa. Por exemplo, enquanto a lei diz que o município tem que cumprir uma carga horária de no mínimo 200 dias letivos, em Curimatá, até o ano de 2016, as escolas da zona rural tinham exatamente 146 dias letivos no ano e as escolas da zona urbana tinham uma média de 165 dias letivos", pontuou.

Foto: Davi Fernandes/GP1Prefeito Valdeci, de Curimatá
Prefeito Valdeci, de Curimatá

"Outra deficiência que também nós constatamos ao assumir em 2017 foi que a hora-aula era de apenas quarenta minutos e a lei diz que você tem que ter a hora-aula de 60 minutos. Então, isso nós corrigimos", completou Valdecir Júnior.

Valorização dos profissionais

Valdecir Júnior ressaltou ainda que na sua gestão os profissionais estão sendo valorizados. "Na época também não existia a valorização dos profissionais da Educação. Não tinha uma data certa para que o professor, o zelador, a merendeira recebessem os seus salários. Hoje recebem rigorosamente dentro do mês e isso é além de um dever do gestor, é um reconhecimento de valorização e respeito ao profissional. A gente não atrasa um só dia, a gente paga rigorosamente dentro do mês”, afirmou.

"De 2017 para cá, em todos os anos, a administração concedeu reajuste salarial aos seus servidores. Ano passado nós concedemos um reajuste aos professores de 40% quando o Governo Federal concedeu de 33%", reforçou o prefeito.

Merenda

"Temos também uma merenda de qualidade. Se você fizer uma pesquisa com os nossos alunos, com a rede de profissionais nós temos em Curimatá hoje uma merenda de qualidade. Isso significa dizer que o aluno se sente mais estimulado a ir para escola porque muitos alunos, muitas famílias têm na merenda escolar sua principal refeição", garantiu o prefeito Valdecir Júnior.

Escola de tempo integral

O prefeito falou ainda sobre a implantação da escola de tempo integral no município. "Nós implantamos ainda a escola de tempo integral no município, que é o complexo educacional Valdecir Rodrigues de Albuquerque. Implantamos em Curimatá também o sistema de capacitação, de avaliação, de melhoramento dos profissionais da Educação. Todo ano há uma capacitação dos profissionais tanto da parte pedagógica quanto da parte administrativa", disse Valdecir Júnior.

Projeto Borboleta

"Também implantamos o projeto Borboleta que melhorou o ensino-aprendizagem dos nossos alunos. O aluno hoje se sente mais motivado e estimulado a ler e o aluno que aprende a ler tem uma facilidade maior de saber interpretar", lembrou o prefeito Valdecir Júnior.

Aquisição de livros

“A gente não espera só os livros que são destinados pelo Governo Federal. Nós adquirimos livros na editora Brasil, na Editora Nordeste, para os nossos alunos e também temos a distribuição de fardamento para os nossos alunos, além de reforma de nossas escolas, ampliações, incentivo à prática esportiva e todo esse conjunto favoreceu com que Curimatá, da nossa região, tivesse o melhor IDEB", ressaltou o prefeito.

Reconhecimento dos profissionais

O prefeito fez questão ainda de reconhecer o trabalho realizado por todos os profissionais que fizeram com que a educação melhorasse. "Esse conjunto de ações e estratégias fez com que o município fosse bem avaliado e agora nós estamos numa escala ascendente de crescimento, o que significa que nós não podemos retroceder. Esse crescimento, essa evolução não aconteceria senão houvesse o compromisso, o respeito de cada profissional, de cada gestor, de cada diretor, coordenador, zelador, de cada um dos secretários de Educação que passaram por Curimatá desde o ano de 2017 até agora. Nós também precisamos reconhecer o trabalho que cada um desenvolveu ao longo desses seis anos", explanou Valdecir Júnior.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.