Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Confira a lista completa dos 9 presos na Operação Mandarim

Em entrevista coletiva à imprensa, a Polícia Civil explicou como funcionava o esquema.

O GP1 obteve com exclusividade os nomes das nove pessoas presas durante a “Operação Mandarim”, deflagrada pela Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre) na manhã desta quarta-feira (23).

Foram presos Raimundo Nonato Araújo Borges Filho, André Kaue Dias Viana, Govandi Freire de Sá Filho, Fátima, Lorena da Silva Lustosa Ramos e Vitor Levi, além dos três empresários divulgados mais cedo pelo GP1, Paulo Henrique da Costa Ramos Lustosa, o “Paulinho Chinês”, Ítalo Freire Soares de Sá e Ramon Santiago Matos Nascimento.

Foto: ReproduçãoPresos na operação da Polícia Civil
Presos na operação da Polícia Civil

Coletiva

Em entrevista coletiva à imprensa, no início da tarde, o delegado Tiago Silva, presidente do inquérito, explicou que um dos países fornecedores da droga para o grupo era a Bolívia.

Foto: Alef Leão/GP1Delegado Tiago Silva
Delegado Tiago Silva

“A partir dos elementos de informação que a gente colheu do inquérito foi possível ver que um dos países fornecedores da droga para esse grupo criminoso era a Bolívia. A gente chegou a detectar a presença de um desses fornecedores aqui no estado, mas não foi possível realizar a prisão dele naquele momento”, afirmou o delegado.

Como funcionava o esquema

O delegado Tiago Silva explanou ainda como funcionava o esquema de lavagem de dinheiro que envolvia empresários. “Os empresários entravam nessa parte da lavagem, na ocultação do patrimônio, principalmente, na construção de imóveis. A partir disso foram feitos o sequestro e o bloqueio das contas e das aplicações financeiras justamente para inquérito posterior em relação à lavagem, que já está em tramitação e que vai apurar de maneira mais profunda a presença de outros eventuais investigados”, pontuou.

“Os empreendimentos eram construídos com o dinheiro do tráfico. O líder dessa associação para o tráfico, o Paulinho Chinês, tinha a cultura de investir todos os seus ganhos dos proventos obtidos com o tráfico de drogas na construção de imóveis”, completou o delegado Tiago Silva.

Ainda de acordo com o delegado, a investigação constatou que o Paulinho Chinês era quem negociava a droga. “Depois de um certo tempo ele passou a não ter nenhum intermediário nessa compra do entorpecente, ele próprio fazia a negociação”, relatou Tiago Silva.

Foto: Alef Leão/GP1Delegado Tiago Silva durante coletiva
Delegado Tiago Silva durante coletiva

Todas as outras seis pessoas presas são ligadas aos empresários. Segundo o delegado, elas atuavam na parte da dissimulação na lavagem de dinheiro. “Não seriam funcionários, são pessoas que, de maneira consciente, forneciam suas contas e realizavam transações bancárias com dinheiro sabidamente ilícito”, afirmou Tiago Silva.

O delegado Tiago Silva contou também que uma das duas mulheres presas chegou a movimentar mais de R4 10 milhões em três anos. “Foram presas 2 mulheres, sendo que uma delas entre os anos de 2019 e 2021 chegou a movimentar mais de R$ 10 milhões na sua conta, sendo que formalmente ela consta como gerente de uma loja, ou seja, materialmente ela não teria como ter esse ganho financeiro todo. Ela é ligada ao Ítalo”, concluiu.

Operação Mandarim

A Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre) deflagrou nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (23), a "Operação Mandarim", com objetivo de cumprir 13 mandados de busca e apreensão e 9 mandados de prisão preventiva contra envolvidos com o tráfico de drogas e associação para o tráfico nas cidades de Teresina e Timon.

A investigação teve início em 2018, com objetivo de desarticular a organização criminosa voltada para o tráfico de drogas liderado por um indivíduo identificado como Paulo Henrique da Costa Ramos Lustosa, conhecido como “Paulinho Chinês”.

Ao decorrer da investigação, várias diligências foram realizadas, pessoas presas e drogas apreendidas.

Saiba quem são os empresários

Paulo Henrique da Costa Ramos Lustosa, conhecido como “Paulinho Chinês”, apontado como sendo o líder do grupo criminoso, é proprietário da empresa IPK Empreendimentos Imobiliários, localizada no Edifício Manhattan, no bairro Jóquei, na zona leste de Teresina.

Ítalo Freire Soares de Sá é sócio administrador da empresa Ponto Charme, localizada na Rua Major Sebastião Saraiva, no bairro Morada do Sol, zona leste de Teresina.

Ramon Santiago Matos Nascimento é proprietário da empresa Achei Negócios Imobiliários, localizada no Edifício Manhattan, no bairro Jóquei, zona leste de Teresina.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.