Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Estudantes protestam contra cancelamento de período na Uespi

A Instituição irá ofertar vagas através do Sisu para novos alunos somente a partir de setembro de 2023.

Na manhã desta terça-feira (29), um grupo de estudantes, vestibulandos e pais de alunos realizaram um protesto na frente da sede do Ministério Público do Piauí contra o cancelamento do período 2023.1 da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), que anunciou que irá ofertar vagas no Sistema de Seleção Unificado (SISU) somente a partir de setembro de 2023.

Em um decreto publicado no Diário Oficial do dia 10 de novembro, a Uespi justificou o cancelamento do período com um reajuste no calendário acadêmico. De acordo com a instituição, a readequação do calendário é por conta do agravamento da pandemia da covid-19, que iniciou em 2020, fazendo com que todo o calendário sofresse alterações nas atividades de ensino.

Foto: Reprodução/InstagramGrupo de pais e estudantes manifestam contra o cancelamento de vagas para Sisu na Universidade Estadual do Piauí
Grupo de pais e estudantes manifestam contra o cancelamento de vagas para Sisu na Universidade Estadual do Piauí

A Uespi reafirmou, por meio de nota, que não haverá prejuízo aos alunos regularmente matriculados, pois a mudança será apenas na nomenclatura do período, que está previsto para iniciar em agosto de 2023. No entanto, a entrada de novos alunos só deve acontecer a partir de setembro de 2023.

Cota bônus regional na Ufdpar

A estudante de pré-vestibular, Isadora Pires, relatou que também foi feito um protesto em frente ao Ministério Público contra a implementação da cota regional na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), para ingresso pelo Sisu.

Os manifestantes afirmaram que a medida exclui estudantes de municípios não contemplados e dificulta o ingresso de candidatos de cidades de outras regiões do interior do Piauí.

A partir de 2023, alunos de escolas localizadas na região do entorno da UFDPar poderão fazer opção por concorrer às vagas do bônus regional – acréscimo de 20% na nota do Enem para ingresso na Instituição por meio do Sisu. A resolução foi assinada pelo reitor Alexandro Marinho no dia 1º de novembro.

Segundo a instituição, a medida busca implementar a inclusão regional aos cursos de graduação da UFDPar para candidatos que cursaram o último ano do ensino fundamental e todo o ensino médio em Instituições de ensino no entorno da área de abrangência da Universidade, que considerará aproximadamente 78 municípios identificados de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nas regiões dos Lençóis Maranhenses, Serra da Ibiapaba no Ceará, além do Território da Planície Litorânea no Piauí.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.