Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Estudante do Piauí é aprovada em intercâmbio na República Tcheca

A estudante está fazendo campanha nas redes sociais para arcar com os custos do intercâmbio.

A estudante de Direito, Maria Rita Sampaio Pinto, de 21 anos, foi aprovada em um estágio internacional promovido pelo Institute of Czech-Brazilian Academic Cooperation (INCBAC), focado na cooperação entre pesquisadores brasileiros e universidades tchecas. O estágio acontece em parceria com as embaixadas do Brasil e da República Tcheca na Universidade de Palacky, localizada na cidade de Olomouc, na República Tcheca. Maria Rita começará o intercâmbio em abril, e ficará no país tcheco até junho.

O programa é voltado para estudantes brasileiros, mas normalmente tem vagas preenchidas por estudantes de universidades do eixo Rio de Janeiro-São Paulo. A piauiense Maria Rita é uma das primeiras a serem selecionadas no programa de estágio acadêmico promovido pelo INCBAC. “É uma honra poder falar dessa oportunidade, eu estou muito animada para representar o Piauí e a minha universidade em abril, na República Tcheca”, afirmou a estudante.

Foto: Reprodução/InstagramMaria Rita Sampaio Pinto, estudante de 21 anos aprovada em intercâmbio na República Tcheca
Maria Rita Sampaio Pinto, estudante de 21 anos aprovada em intercâmbio na República Tcheca

A Universidade de Palacky é uma universidade muito renomada, a segunda mais antiga da República Tcheca e uma das mais tradicionais da Europa. A instituição é berço de cientistas renomados mundialmente, como o pai da genética, Gregor Mendel. Maria Rita conheceu o programa através de muita pesquisa, pois de acordo com ela, oportunidades internacionais são pouco divulgadas. Oficialmente aprovada, ela vai estudar uma das suas grandes paixões, Direito Internacional.

Como o programa não é subsidiado, Maria Rita tem que arcar com um custo de aproximadamente 2450 euros, mais as passagens e seguro de saúde. Por conta disso, resolveu começar uma rifa em suas redes sociais. A estudante, que afirma não conseguir ficar parada, também está arrecadando doações e vendendo doces na faculdade. Em breve, ela também abrirá um workshop para levantar dinheiro.

Experiência acadêmica

A estudante possui um extenso histórico de pesquisas, artigos e participais em eventos internacionais. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Direito Internacional da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), recentemente publicou um relatório sobre as violações de direitos humanos nas fronteiras brasileiras. Os resultados da pesquisa foram enviados para o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Maria Rita também participa do Observatório Brasileiro de Direito Internacional Público e Privado, onde tem artigo publicado sobre a liberdade de expressão no sistema interamericano de direitos humanos. Além de inúmeros cursos online de universidades internacionais dos Estados Unidos, Alemanha e Estônia.

Para Maria Rita, essas foram oportunidades decisivas na sua seleção para o intercâmbio na República Tcheca. “Extremamente importantes, até porque Direito Internacional não é muito procurado, na faculdade eu só tive uma matéria sobre. Eu usei essas oportunidades para aprender além do que era oferecido na faculdade”, declarou.

Ela também participou de simulações da Organização das Nações Unidas (ONU), onde aperfeiçoou sua oratória e traduções de documentos em inglês. Maria Rita também prestou assistência jurídica gratuita quando ainda era iniciante do curso de Direito.

Programas de liderança jovem

A jovem também tem orgulho de apresentar em seu currículo programas de liderança jovem internacionais que participou. Um deles é o Kectil, que trata do desenvolvimento de lideranças nos países em desenvolvimento discutindo problemas globais que podem ser solucionados ou amenizados através da liderança jovem. Além dele, Maria Rita Sampaio ganhou uma bolsa para integrar o Global Citizen Year Academy, programa de liderança jovem na California, que conta com aulas de professores de Harvard e jovens ao redor do mundo para discutir soluções globais durante um ano.

Recentemente, a estudante participou do maior programa de liderança jovem da América Latina, a Latin American Leadership Acdemy (LALA), localizado na Colômbia, programa voltado para problemas da América Latina. “Foi uma oportunidade incrível, que me despertou ainda mais para uma carreira internacional. Hoje eu sou coach dos próximos programas e também faço parte da equipe de admissões (do LALA)”.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.