Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Morador denuncia que vazamento está afetando estrutura de casas em Teresina

Segundo a denúncia, vazamento de esgoto tem provocado rachaduras no imóvel vizinho ao empreendimento.

Lucas Dias/GP1 1 / 10 Casas ficam ao lado do condomínio Bosque Leste Casas ficam ao lado do condomínio Bosque Leste
Lucas Dias/GP1 2 / 10 Dona Francisco escorre a água que desce pelo muro Dona Francisco escorre a água que desce pelo muro
Lucas Dias/GP1 3 / 10 Rachaduras na estrutura da casa Rachaduras na estrutura da casa
Lucas Dias/GP1 4 / 10 Edilson da Silva, morador da casa Edilson da Silva, morador da casa
Lucas Dias/GP1 5 / 10 Idosa, mãe de Edilson, reclama da situação Idosa, mãe de Edilson, reclama da situação
Lucas Dias/GP1 6 / 10 Cozinha fica ao lado do ponto onde a água escorre Cozinha fica ao lado do ponto onde a água escorre
Lucas Dias/GP1 7 / 10 Local por onde a água escorre do terreno do condomínio para a casa de Edilson Local por onde a água escorre do terreno do condomínio para a casa de Edilson
Lucas Dias/GP1 8 / 10 Edilson mostra água do esgoto do condomínio que está passando por cima da Rua Boa Esperança Edilson mostra água do esgoto do condomínio que está passando por cima da Rua Boa Esperança
Lucas Dias/GP1 9 / 10 Edilson mostra água do esgoto do condomínio que está passando por cima da Rua Boa Esperança Edilson mostra água do esgoto do condomínio que está passando por cima da Rua Boa Esperança
Lucas Dias/GP1 10 / 10 Mais rachaduras no imóvel Mais rachaduras no imóvel

Um morador da Rua Boa Esperança, localizada no bairro Pedra Mole, zona leste de Teresina, denunciou ao GP1, nessa segunda-feira (05), que sua residência está com a estrutura comprometida por conta do vazamento de água de esgoto tratado do condomínio Bosque Leste, que fica localizado na Rua Josué de Moura Santos.

Em entrevista ao GP1, o jardineiro Edilson da Silva, que mora no imóvel desde o ano de 1982, afirmou que nos últimos dois anos parte do esgoto que é produzido pelo Condomínio Bosque Sul passou a infiltrar no piso de sua residência, que fica cerca de quatro metros abaixo do nível do condomínio. Por conta disso, paredes e o próprio piso da casa passaram a apresentar rachaduras aparentes.

“A gente vive uma situação de caos, depois que esse condomínio chegou e ficou praticamente em cima das nossas casas. Agora, de dois anos para cá, começou esse problema da água do esgoto jorrar para o nosso lado. Eu chamei o síndico do condomínio e ele disse que era água da chuva, mas estava há vários meses sem chover”, disse Edilson da Silva.

Juntamente com Edilson da Silva vive a mãe, dona Francisca Maria, de 81 anos. Em seu depoimento, ela descreve como tem sido acordar todo dia e se deparar com a situação dentro de casa. “Toda vez que eu vou tomar meu café da manhã eu choro. Na hora que eu abro a porta da cozinha eu sinto aquele odor forte, aquela coisa ruim, e tem dia que é muito forte, pois amanheço o dia com esse problema. A minha cozinha fica atrás do muro desse condomínio e a água escorre toda para o nosso lado”, disse a idosa.

Edilson da Silva mostrou para a equipe do GP1 marcas de rachaduras na estrutura da casa que, segundo ele, se tornaram aparentes nos últimos meses. O piso no local onde a água está infiltrando, evidencia o problema denunciado pelo morador.

“Desde o ano passado, as rachaduras começaram a aparecer, elas não existiam. A água está infiltrando e assoreando o solo, ou seja, o que segura a estrutura está sendo levado. O que a gente tem medo é dessa estrutura, eu não tenho condições de sair daqui, já procurei a Saad Leste e preciso que eles venham aqui, na minha casa, para ver isso que a gente está passando”, acrescentou o jardineiro Edilson da Silva.

O que diz a Saad Leste

Procurado pelo GP1, o superintendente da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Leste, James Guerra, afirmou que tomou conhecimento da situação e que, em função disso, já encaminhou uma equipe ao local para notificar o condomínio Bosque Leste, a fim de que o empreendimento se posicione acerca do problema.

“A minha equipe esteve no local. A Rua Boa Esperança tem um trecho de acúmulo de água e para resolver esse problema nós acionamos uma empresa para fazer um bueiro celular, que é para o acúmulo natural da água correr para o córrego. Isso já está em fase de planejamento. Quanto a essa parte do despejo da água, nós já estamos notificando o condomínio, pois o empreendimento não pode jogar água de esgoto naquele local, ele deve ter seu esgoto próprio e providenciar o escoamento da água de esgoto. Então o prédio será notificado para que se adeque à questão da saída do esgoto, ou para rede da Águas de Teresina ou que dê um outro destino, mas não despejar onde está sendo despejado”, afirmou o superintendente da SAAD Leste, James Guerra.

Outro lado

Em entrevista ao GP1, o síndico do condomínio Bosque Leste, Reginaldo Magalhães, afirmou que já tem conhecimento da reclamação, mas que levou representates da Águas de Teresina que afirmaram que não há vazamentos da rede de esgoto do empreendimento, que possam ocasionar o problema relatado por Edilson da Silva.

“Nós já havíamos recebido essa denúncia e chamamos o Edilson, o advogado dele, o representante da construtora e o gerente da Águas de Teresina. Foi feita uma vistoria no local e foi comprovado que essa água não era da estação de tratamento do condomínio, mas do próprio terreno”, afirmou.

Quanto à notificação da SAAD Leste, o síndico ressaltou que ainda não foi provocado pela Prefeitura de Teresina. “Ontem nós recebemos a visita do supervisor da Águas de Teresina, ele fez o registro de imagens, mas nós não recebemos ainda a notificação da SAAD. No semestre passado, nós encaminhamos o alvará para a Águas de Teresina e eles encaminharam para a Prefeitura de Teresina, mostrando que o condomínio não está poluindo”, pontuou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.