Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Fernanda Gomes defende reajuste linear para os professores

"É preciso que tenha esse reajuste linear, que cada docente tenha a sua devida valorização", disse.

A vereadora Fernanda Gomes, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Teresina, defendeu nesta terça-feira (15) que o reajuste do salário dos professores seja linear para que seja concedida a mesma porcentagem a todas as categorias diferente do projeto apresentado pela prefeitura.

“Nós acreditamos na arte do diálogo, que é preciso conversar com os professores para que a gente possa estar vendo um reajuste, se possível, linear se adequando à realidade de cada docente para que não haja essa distinção entre níveis e classes”, afirmou Fernanda Gomes.

Foto: Lucas Dias/GP1Fernanda Gomes
Fernanda Gomes

A vereadora ressaltou ainda que é preciso valorizar todos os docentes e acredita em uma solução por parte da prefeitura. “De acordo com o que eu vi no projeto, o maior nível de porcentagem vai contemplar somente 15 professores, então é preciso que tenha esse reajuste linear, que cada docente tenha a sua devida valorização e é isso que iremos dialogar com o secretário de Educação, juntamente com a prefeitura, que eu tenho certeza que vai ver a melhor maneira possível de contemplar todos os professores”, declarou Fernanda.

O líder do prefeito Dr. Pessoa na Câmara, o vereador Renato Berger, destacou que o projeto deverá ser votado na próxima semana, mas que ainda hoje haverá uma reunião entre os vereadores e o Sindserm. “O projeto chegou à casa hoje e vai ser lido na sessão de amanhã, e a votação será na próxima semana. Hoje acontecerá uma conversa dos vereadores com o sindicato para ouvir as reivindicações dele”, pontuou.

Foto: Lucas Dias/GP1Renato Berger
Renato Berger

Ainda de acordo com Berger, o reajuste será concedido para não comprometer a prefeitura na Lei de Responsabilidade Fiscal. “É importante dizer que aquilo que a prefeitura podia colocar de aumento foi colocado porque temos a questão da responsabilidade fiscal, o aumento que os professores estão tendo é um aumento que deixa o piso salarial do professor entre os 3 maiores do Brasil”, concluiu.

A proposta

O secretário Nouga Cardoso explicou, nessa segunda-feira (14), que a proposta apresentada não é linear e que a porcentagem do reajuste depende das classes e níveis. “Para algumas classes o prefeito Dr. Pessoa está propondo aumento de até 40%, bem acima do que estabelece a lei do piso. Por exemplo, para o professor que ingressa com licenciatura plena está sendo aplicado aumento salarial de 25%, para o professor da classe C nível 4 está sendo aplicado 20%, para o nível 3 o aumento é de 15% e para os demais professores é de 13,7%. É um aumento diferenciado na carreira, o prefeito e vice buscaram de alguma forma valorizar mais quem está recebendo menos, não é uma proposta linear”, relatou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.