Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Regina Sousa vai consultar governadores após decisão de Queiroga

Marcelo Queiroga anunciou nesse domingo (16) o fim da emergência em saúde por covid-19 no Brasil.

Em entrevista à imprensa na manhã desta segunda-feira (18), a governadora do Piauí, Regina Sousa (PT), falou sobre a decisão do ministro da saúde, Marcelo Queiroga, que anunciou neste domingo (17) o fim do período de emergência em saúde no país por conta da covid-19.

Regina Sousa afirmou que ainda não decidiu se irá seguir a mesma decisão no estado do Piauí e destacou que irá consultar os membros do Fórum dos Governadores e do Consórcio Nordeste para chegar a um acordo comum nos estados.

Foto: Lucas Dias/GP1Regina Sousa
Regina Sousa

“Esse é um assunto que não é uma coisa individual do estado, porque é uma discussão coletiva também. Certamente, o Fórum de Governadores vai se reunir, é claro que cada estado tem sua situação, aqui também vamos nos reunir com as pessoas que contribuíram para estabelecer a decretação do estado de emergência e vamos estudar se é hora realmente disso. Se for, a gente vai fazer, mas primeiro a gente vai conversar com o Consórcio Nordeste e Fórum dos Governadores para ver qual é a atitude que eles estão tomando”, declarou a gestora.

Decisão do Ministério da Saúde

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou na noite deste domingo, 17, o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) da covid-19, decretada em fevereiro de 2020 pelo Governo Federal. Nos próximos dias, a pasta irá editar um ato regulamentando a decisão, anulando a portaria que ancorou as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus no País.

Foto: Lucas Dias/GP1Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

O anúncio foi feito por Queiroga em cadeia nacional de rádio e TV. O ministro atribuiu a decisão à queda nos índices da doença e à vacinação no País, que alcançou 73% da população. Ele ponderou que a mudança não significa o fim da pandemia do novo coronavírus e que ainda é preciso ficar “vigilante”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.