Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Bandidos estavam monitorando o empresário Rafael Soares, revela Barêtta

O diretor do DHPP afirmou que a Polícia Civil está trabalhando com a hipótese de latrocínio.

O diretor do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Francisco Costa, o Barêtta, revelou em entrevista à imprensa na manhã desta terça-feira (27), que os criminosos já estavam monitorando o empresário Rafael Soares de Sousa e que a Polícia Civil trabalha com a hipótese que ele tenha sido vítima de um latrocínio.

“Na preliminar da investigação está se denotando em um crime de roubo seguido de morte [latrocínio]. Evidentemente que a investigação já está bastante adiantada. Nós já temos inclusive um indicativo de autoria. Eu posso até afirmar categoricamente que a equipe do DHPP Sul já identificou os dois indivíduos agora é uma questão de minutos, de horas, de dias para a gente prender. Evidentemente que o bandido trabalha na ilegalidade, mas a polícia tem que trabalhar na legalidade. É tanto que a gente para legitimar as provas, nós temos que ter a parceria do Poder Judiciário para que a gente possa construir um procedimento investigatório, todo calcado na lei”, afirmou o delegado Barêtta.

Foto: Reprodução/WhatsAppRafael Soares
Rafael Soares

Empresário estava sendo monitorado pelos criminosos

Segundo o delegado Barêtta, os dois criminosos já estavam monitorando o empresário Rafael Soares há alguns dias, com o intuito de roubar seus pertences.

Foto: Lucas Dias/GP1Barêtta
Barêtta

“Eles estavam monitorando a vítima há dias. Já tinham parado inclusive outros dias lá e eu acredito que não tinham obtido a oportunidade, porque para se praticar um crime tem uma trilogia: é o motivo, o modo e a oportunidade. Não resta dúvida, eles estavam monitorando, inclusive quando ele [empresário] saiu, eles já estavam parados esperando-o. Eles foram lá para roubar, mas terminaram o matando, tirando a vida do rapaz, mas o alvo era o patrimônio dele”, garantiu o diretor do DHPP.

Vítima foi atingida com apenas um tiro

Diferente da versão contada pela família de Rafael Soares, que afirmou que o jovem teria sido atingido com cinco tiros, Barêtta foi categórico ao afirmar que o empresário foi baleado com apenas um tiro, que acertou a nádega esquerda e saiu na altura do tórax.

Foto: Lucas Dias/GP1Barêtta
Barêtta

“É tanto que ele esboça uma reação de correr, eles atiram, o projétil pega na altura da nádega esquerda, faz um trajeto saindo na altura do tórax do lado direito e ele ainda foi socorrido, correu para dentro de casa e nem percebeu ainda que estava ferido, dentro de casa que foi percebido isso. Foi levado para o Hospital de Urgência, mas infelizmente foi a óbito”, relatou Barêtta.

Criminosos levaram uma mochila da vítima

Barêtta disse também que durante o crime, os criminosos levaram uma mochila da vítima com alguns pertences, mas ainda não é possível precisar se foi roubada alguma quantia em dinheiro.

Foto: Lucas Dias/GP1Barêtta
Barêtta

“Uma testemunha disse que além de anunciarem o assalto, eles ainda levaram os pertences, que é uma mochila onde tinha um computador, um notebook dentro, agora família não sabe se a vítima tinha alguma quantia em dinheiro ali dentro. Contudo, o crime preliminarmente está direcionado para um roubo seguido de morte”, destacou o delegado.

Barêtta descarta execução

Ao ser questionado se o crime poderia se tratar de uma execução, Barêtta voltou a dizer que todas as circunstâncias apontam para um crime de latrocínio.

“Nós não podemos afirmar isso, dizer que foi uma execução se há toda uma dinâmica do crime. E as circunstâncias iniciais dizem, mostram que foi um roubo seguido por morte. A gente não pode trabalhar com suposições. Hipóteses a gente levanta, mas são verdades temporárias”, frisou o diretor do DHPP.

Criminosos identificados

O diretor do Departamento de Homicídio garantiu ainda que os dois criminosos que participaram o assassinato de Rafael Soares já foram identificados e devem ser presos nos próximos dias.

“O importante é que eu posso lhe afirmar que dois indivíduos que participaram da ação diretamente já estão devidamente identificados pelos investigadores da DH Sul e é questão de minutos e horas para serem presos. A distância maior de nós prendermos eles agora é porque nós trabalhamos dentro da legalidade e a polícia tem que trabalhar sempre dentro da legalidade. Acredito que nas próximas horas eles estarão encarcerados”, concluiu Barêtta.

Crime foi registrado por câmera de segurança

Câmera de segurança de uma residência flagrou o exato momento em que o empresário Rafael Soares de Sousa, de 24 anos, é assassinado durante um assalto registrado por volta de 10h45 dessa segunda-feira (26), no residencial Hugo Prado, zona sul de Teresina.

Nas imagens é possível ver a vítima na frente de seu veículo, um Corolla de cor branca, quando pelo menos dois indivíduos em uma Strada se aproximam dele e então anunciam o assalto.



Logo depois é possível ver que um dos criminosos efetua pelo menos um disparo de arma de fogo contra a vítima, que corre na tentativa de se abrigar dentro de sua residência. Os criminosos então se aproximam novamente e um deles efetua mais disparos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.