Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Coletivo Salve Rainha retorna às atividades culturais em Teresina

O coletivo ressaltou que está retomando com novas metodologias as atividades externas e públicas.

O Coletivo Cultural de Teresina, Salve Rainha, comunicou o retorno das atividades sócio-culturais nos locais públicos e privados de Teresina. O anúncio foi feito nessa segunda-feira (09), através das redes sociais do coletivo, que está com uma proposta de reinventar os espaços urbanos, levar arte, movimentar pessoas, oportunizar espaços para artistas e agitar o mercado cultural da Capital do Piauí. Com uma proposta itinerante, o grupo também denuncia locais que são esquecidos pelo poder público e que tem uma memória histórica.

O Produtor Cultural e Sócio-fundador do Coletivo Salve Rainha, Samuel Jales, relatou que “esse ano estamos retomando as atividades externas e públicas, com novas metodologias e nova conformação”. No post publicado nas redes sociais, o coletivo ressaltou que os dois anos de pandemia e o distanciamento social retardaram a retomada das atividades presenciais no ano de 2022. Importante ressaltar que parte do coletivo esteve nesses últimos tempos realizando pesquisas e trabalhos científicos, bem como realizando e desenvolvendo projetos internamente.

A post shared by Salve Rainha ⚓️ (@salverainhathe)

Novas fases

A nova fase do Salve Rainha será dividida em dois momentos. No primeiro momento será de forma independente com a realização de eventos de pequeno porte que serão realizados em espaços privados que surgiram a partir das ocupações anteriores realizadas pelo coletivo, além de atividades nas universidades, nos espaços multiculturais e eventos.

Essa primeira etapa está prevista para acontecer neste mês de janeiro. Esta etapa tem o intuito de arrecadar recursos para financiar as estruturas e atrações de cada evento. O coletivo ressalta que mesmo com a venda de ingressos, será com preços acessíveis e lista free para pessoas que se autodeclaram transexuais binárias e não binárias.

Foto: DivulgaçãoColetivo Salve Rainha
Coletivo Salve Rainha

Já o segundo momento será desenvolvido métodos e dinâmicas que serão capazes de realizar, assim como era feito anos atrás, eventos em espaço públicos da cidade. A previsão para acontecer esta etapa é ainda no primeiro semestre de 2023. Nesta segunda fase o Salve Rainha irá retornar ao seu formato original.

Edição do Retorno

Nesta edição, intitulada como Rainha de Todes, acontece no próximo dia 15 de janeiro, marca a volta do coletivo Salve Rainha. O evento inicia às 16h e os ingressos variam de R$ 10 e R$ 15 e vai acontecer no Centro Multicultural Stouradas, localizado na Rua Lisandro Nogueira, nº 1310, no centro de Teresina.

Essa edição será a consagração a todas as Rainhas que foram homenageadas ao longo desses 9 anos de existência do coletivo.

Vagas para voluntários

O coletivo vai abrir vagas para interessados com desejo de colaborar com as atividades do grupo. Na ocasião, o Salve Rainha disponibilizou um formulário de inscrição para os interessados em participar da proposta colocada pelo grupo.

Coletivo Salve Rainha

O Salve Rainha é um coletivo composto por um grupo de pesquisadores autônomos, entre estudantes, profissionais e entusiastas de movimentos socioculturais que propõe desenvolver uma tecnologia social de valorização do patrimônio de Teresina e que busca ocupar e movimentar espaços públicos e privados de modo social, cultural, histórico, político e urbano como expansão coletiva.

O Salve Rainha sempre buscou ser um ambiente acolhedor a todos. Receber as pessoas com todo amor, independentemente da cor da pele, das suas roupas ou do cabelo.

O coletivo se (re)aproxima, resistindo, existindo e insistindo para levar à sociedade uma programação cultural, arte, debates e convidar a comunidade a frequentar este espaço que é um espaço plural.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.