Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Wellington Dias discute ações do Bolsa Família em reunião com Rafael Fonteles

Na ocasião, o ministro elencou quatro pontos importantes que serão priorizados à frente do ministério.

Lucas Dias/GP1 1 / 7 Rafael Fonteles e Wellington Dias Rafael Fonteles e Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 2 / 7 Reunião entre autoridades e o ministro Wellington Dias Reunião entre autoridades e o ministro Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 3 / 7 Reunião entre autoridades e o ministro Wellington Dias Reunião entre autoridades e o ministro Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 4 / 7 Rafael Fonteles e Wellington Dias Rafael Fonteles e Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 5 / 7 Rafael Fonteles e Wellington Dias Rafael Fonteles e Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 6 / 7 Regina Sousa, Rafael Fonteles e Wellington Dias Regina Sousa, Rafael Fonteles e Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 7 / 7 Rafael Fonteles Rafael Fonteles

Na manhã desta sexta-feira (13), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT), se reuniu com o governador do estado, Rafael Fonteles (PT-PI) e o vice-governador, Themístocles Filho (MDB). Na ocasião, o ministro elencou quatro pontos importantes, que serão priorizados por ele à frente do ministério, dentre eles o Bolsa Família.

Estão na relação a habitação rural, segurança alimentar, garantia de documentação e geração de emprego e renda. Em reunião, Wellington apontou a importância de garantir que os cidadãos tenham acesso aos programas sociais e argumentou. “Vamos ter um encontro das nossas equipes do desenvolvimento social com a área social aqui do estado, mas destaco os pontos que já vamos trabalhar a partir de agora. Primeiro, o Cadastro Único que queremos que, neste mês de janeiro, tenhamos todo um piloto, uma experiência que vai nos permitir essa pactuação entre o Governo Federal, estados, municípios e com as entidades. Aqui o objetivo é garantir que a gente tenha a condição de trabalhar. A atualização do cadastro a partir de fevereiro, o Busca Ativa, ou seja, quem está passando fome, quem está passando necessidades, quem tem o direito e está fora. Trazer [essas pessoas] para dentro do Bolsa Família e fazer as providências para o desligamento [de quem recebe de forma irregular] para que a gente tenha a implantação com segurança do novo Bolsa Família, que já vamos iniciar pagamentos a partir do mês de março com aqueles que já estão com a devida segurança e atualizados no cadastro e aprovados”, disse Wellington Dias.

Além do acesso à Assistência Social, ele também citou que um dos focos estará voltado para habitação, com o retorno do Programa Minha Casa Minha Vida e na parceria com o Ministério das Cidades. “Vamos trabalhar o programa de habitação do Ministério do Trabalho a Habitação focado nessa área vinculada ao social, ao Cadastro Único, que são as pessoas que estão no Cadastro Único e não têm habitação. Também vamos trabalhar habitação rural integrada com o Ministério das Cidades, o retorno do Minha Casa Minha Vida e o programa nacional de habitação rural. Destaco ainda a experiência do Piauí, que é referência para o Fundo Garantidor e para a área de projetos de crédito e financiamento voltados para o emprego e o empreendedorismo”, declarou Dias.

Segurança alimentar

“Também temos o programa de segurança alimentar que vai trabalhar com os estados uma modelagem de apoio para restaurantes popular, cozinha solidária, o programa de alimentos, além do cartão Bolsa Família, para que a gente tenha todo planejamento para trinta programas que envolvem luz para todos, que envolve a água para todos, garantia e documentação para quem não tem documento, integrado com os vários ministérios”, falou o ministro do Desenvolvimento.

Durante uma visita ao vice-presidente, Geraldo Alckmin, Rafael falou de uma análise de dados anteriores na questão sócio-econômica. "Eu estava com ele visitando o vice-presidente Alckmin em uma agenda do Piauí com o ministro da indústria e comércio, que é o vice-presidente Alckmin, e ele espontaneamente colocou que estava olhando o quadro do IBGE das cidades mais ricas e mais pobres dos estados brasileiros e constatou para ele uma novidade, que o Piauí não tem, desde o ano passado, nenhuma cidade e nenhum município dentro dos 50 mais pobres do Brasil e em 2002 tinha quase metade dessas cinquenta mais pobres", analisou.

De acordo com Rafael, o trabalho desenvolvido pelo ex-governador, e agora ministro, Wellington Dias no combate à pobreza no estado foi ponto chave para a decisão do presidente Lula nomeá-lo chefe da pasta. "O Piauí tem experiência e devemos muito isso ao ex-governador, Wellington Dias, e a equipe também da ex-governadora Regina, tem muita experiência na redução da extrema pobreza, que é o objetivo principal do ministério que ele comanda. Então, certamente isso pesou na decisão do presidente Lula e é o que eu reforço, o Piauí, na nossa gestão, quer continuar sendo referência em combate a fome e redução da extrema pobreza", finalizou Rafael Fonteles.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.