Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Falsos flanelinhas são presos durante operação no centro de Teresina

Até o momento, 5 alvos foram presos pelo 1º DP em conjunto com a Diretoria Especializada em Operações.

A Polícia Civil do Piauí, através da Diretoria Especializada em Operações Policiais e do 1º Distrito Policial, deflagrou na manhã desta quarta-feira (11), a Operação Chapolin, que resultou, até o momento, nas prisões de cinco alvos que atuavam como falsos ‘flanelinhas’ para praticar furtos no centro de Teresina. Eles foram presos na Praça da Bandeira.

De acordo com o delegado Sérgio Alencar, do 1º Distrito Policial, a operação teve por objetivo dar cumprimento a 7 mandados de prisão preventiva e 7 mandados de busca e apreensão. “Nós efetuamos, até o momento, cinco prisões. A operação ainda está em andamento, estamos atrás de mais dois criminosos”, afirmou.

Foto: Alef Leão/GP1Delegado Sérgio Alencar
Delegado Sérgio Alencar

Foram presos Francisco de Assis Vidal do Nascimento Filho, apontado como líder do grupo, Clemilton Morais de Araújo, Cleydison Mauro da Conceição Ferreira e Cassandro Júnior Gomes da Silva. “Essas pessoas são responsáveis por praticarem furto a veículos no centro de Teresina. As vítimas estacionam seus veículos no centro e eles [criminosos] conseguem desbloquear usando um dispositivo eletrônico conhecido como Chapolin, por isso o nome da operação”, explicou o delegado Sérgio Alencar.

Foto: Alef Leão/GP1Bloqueador utilizado pelos bandidos
Bloqueador utilizado pelos bandidos

O delegado ressaltou ainda até o final do dia, mais pessoas deverão ser presas. “Prendemos essas cinco pessoas, mas esperamos prender mais até o final do dia e tirar de circulação esses criminosos. São inúmeras as vítimas, quase todo dia aqui temos denúncias de furto a veículos. Todos eles têm extensa ficha criminal, são pessoas já reincidentes no mundo do crime”, pontuou Alencar.

“Os inquéritos foram instaurados por furto qualificado e associação criminosa. Eles dividem tarefas e todas têm um objetivo e, informalmente, se beneficiam com o produto do crime”, completou o delegado Sérgio Alencar.

Idosos eram alvo preferido

O delegado Tales Gomes, titular da Diretoria Especializada em Operações Policiais, explicou como as investigações iniciaram. “O 1º DP, sob a direção do delegado Sérgio Alencar, iniciou a investigação por conta da questão de furtos de veículos ali no centro, principalmente, em frente à igreja do Amparo. Eles se passam por flanelinhas, vigiando os carros, mas quando eles conseguem manter as portas dos carros abertas eles fazem a varredura no interior do veículo e subtraem objetos de valor”, explanou.

Foto: Alef Leão/GP1Delegado Tales Gomes
Delegado Tales Gomes

“Em algumas oportunidades eles faziam jus até de bloqueador de sinal de alarme e em outras se aproveitavam que a pessoa, por algum descuido ao travar a porta, deixava a porta aberta. Eles faziam a subtração de objetos, principalmente, de pessoas idosas, menos esclarecidas”, contou Tales Gomes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.