Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Compra de ônibus seminovos pode aumentar preço da passagem em Teresina

Ao GP1, o Setut informou que os 80 veículos que venceram a licitação da Prefeitura estão "sucateados".

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) se posicionou, sobre o processo licitatório da Prefeitura de Teresina, que por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), vai adquirir 80 ônibus seminovos para circular na capital.

Ao GP1, o Setut informou que os modelos de carro que foram adquiridos necessitam de reformas e manutenção. Devido aos elevados custos envolvidos na reparação dos veículos, estão sendo consideradas medidas que possam mitigar essas despesas, o que, por sua vez, poderá ter impactos diretos no orçamento dos usuários.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1SETUT
SETUT

“Sobre a licitação para compra de veículos usados para o sistema de transporte público de Teresina, o Setut informa que não foi consultado, e nem participa do processo de escolha dos veículos. Tem apenas o conhecimento público de que venceram na licitação modelos de carro que precisam de muita manutenção corretiva, o que vai aumentar os custos do sistema, impactando diretamente ou no subsídio, ou na passagem, caso venham a circular esses veículos”, declarou o sindicato.

Diante disso, o Setut também destacou que a capital precisa de ônibus novos, que atendam a demanda da população, especialmente que se adequem às estações e terminais de Teresina, o que não é garantido por esta licitação. Da mesma forma, o sindicato reitera que não conta com subsídios da Prefeitura para atender às demandas dos usuários.

Por fim, o SETUT ressaltou que as necessidades da população não serão atendidas pela aquisição de “veículos sucateados, e adquiridos acima do valor de mercado”, e enviou ofício ao Município, em que estabelece as condições técnicas necessárias para modelos usados, além de reivindicar o pagamento do subsídio de R$ 6,8 milhões por mês, aprovado pela Câmara Municipal de Teresina.

Confira o posicionamento completo do SETUT

Sobre a licitação para compra de veículos usados para o sistema de transporte público de Teresina, o SETUT informa que não foi consultado, e nem participa do processo de escolha dos veículos. Tem apenas o conhecimento público de que venceram na licitação modelos de carro que precisam de muita manutenção corretiva, o que vai aumentar os custos do sistema, impactando diretamente ou no subsídio, ou na passagem, caso venham a circular esses veículos.

O sistema de transporte público municipal precisa de veículos novos e adequados às estações e terminais do município de Teresina, o que não se atende através dessa licitação. Além disso, necessita de condições financeiras para fazer circular a frota na qualidade adequada, e que é de direito da população. Esses custos nunca foram garantidos pelo Município através do equilíbrio contratual, e o SETUT entende que não é colocando veículos sucateados, e adquiridos acima do valor de mercado, que a população será beneficiada.

Por conta disso, o SETUT está encaminhando por oficio ao Município as condições técnicas necessárias para modelos usados, afim de que seja possível receber tais veículos, ainda que haja uma discordância jurídica sobre a possibilidade de se efetivar uma dação em pagamento como forma de abatimento da dívida, diante do fato de que esses veículos estão alienados ao seu empréstimo de aquisição. Dessa forma, o SETUT se posiciona pela qualidade adequada dos veículos e por menores custos, reivindicando, ainda, que se pague o subsídio de 6,8 milhões/mês aprovado em orçamento pela Câmara Municipal de Teresina, para o equilíbrio financeiro do sistema.

Outro lado

Procurada na noite dessa sexta-feira (03), a assessoria de Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), afirmou ao GP1 que não vai se posicionar no momento.

"Somente na segunda-feira, 06, quando retorna o expediente, das 7h30 às 13h30. Os gestores estão em momento de folga no fim de semana. Não iremos nos posicionar no momento sobre essa pauta".

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.