Fechar
GP1

Marcos Parente - Piauí

TCE manda prefeito de Marcos Parente suspender licitação de R$ 109 mil

A medida cautelar foi concedida pelo conselheiro Kléber Dantas Eulálio, nessa segunda-feira (30).

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) determinou cautelarmente ao prefeito Gedison Alves Rodrigues, do município de Marcos Parente, a suspensão do procedimento de licitação destinado a contratação de empresa para execução do atendimento de pessoas carentes para a aferição de problemas visuais, incluindo a realização de consultas oftalmológicas, exames oftalmológicos, entrega de óculos e realização de palestras preventivas, no valor previsto de R$ 109.966,67.

A medida cautelar concedida pelo conselheiro Kléber Dantas Eulálio nessa segunda-feira (30) suspende a licitação na fase em que se encontra, ficando a municipalidade proibida de efetuar empenhos e/ou pagamentos.

Foto: Reprodução/FacebookGedison Alves Rodrigues
Gedison Alves Rodrigues

O Pregão Eletrônico foi alvo de representação sigilosa noticiando inúmeras restrições contidas no edital, dentre elas a previsão que somente poderiam participar do certame entidades sem fins lucrativos, sendo que a exigência é incompatível com o objeto da contratação pretendida.

A representação aponta irregularidades na documentação apresentada pelo Instituto de Previdência e Assistência Humana – IPAH, vencedora da licitação, no caso, incapacidade financeira para cumprimento da proposta e fornecimento dos serviços; não comprovação do fornecimento de óculos; não há prova que já tenha fornecido óculos de grau para qualquer pessoa e não há comprovação de que seja especializada em qualquer um dos dois objetos apresentados no Edital.

“Em resumo, de fato, há nos autos inegáveis indícios de violação às exigências editalícias e aos princípios reitores das licitações, situação que reclama a suspensão da contratação da empresa alegadamente vencedora com o fito de evitar possíveis prejuízos à entidade licitante e aos munícipes”, diz trecho da decisão.

O conselheiro determinou a citação dos representados para que formalizem suas defesas no prazo improrrogável de 15 dias.

Outro lado

O prefeito Gedison Rodrigues não foi localizado pelo GP1. O espaço está aberto para esclarecimentos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.