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Teresina - Piauí

Ônibus das zonas norte e leste de Teresina podem voltar a circular nesta quinta

Trabalhadores do transporte aceitaram proposta dos consórcios Poty (zona norte) e Urbanos (zona leste).

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro) aceitou proposta de dois consórcios que operam no transporte público de Teresina nesta quarta-feira (22), e, com isso, os ônibus podem voltar a circular em duas zonas da capital. A informação foi repassada em primeira mão ao GP1 pelo secretário de imprensa do Sintetro, Cláudio Gomes.

De acordo com o diretor do Sintetro, a categoria aceitou proposta dos consórcios Poty e Urbanus, que operam nas zonas norte e leste de Teresina, respectivamente. As propostas apresentadas pelos outros dois consórcios – Theresina (zona sudeste) e Sul (zona sul) não foram aceitas pelo sindicato.

Foto: Alef Leão/GP1Ônibus parados na garagem
Ônibus parados na garagem

Cláudio Gomes detalhou a proposta que a categoria aceitou: reajuste salarial de 3% a partir desse mês e de mais 3% a partir de junho, totalizando aumento de 6%, além do aumento do ticket alimentação, de R$ 170,00 para R$ 350,00, e também do auxílio-saúde, de R$ 60,00 para R$ 80,00. Esses dois benefícios não eram reajustados desde 2019.

“Infelizmente essa greve se instalou devido a não resposta do Setut, a gente vê o interesse da prefeitura em querer resolver o problema. Hoje tivemos uma proposta de dois consórcios, o consórcio Poty e Urbanus, e a categoria aprovou, então, muito em breve a zona norte e sudeste de Teresina vão voltar às atividades normais”, afirmou o secretário de imprensa do Sintetro.

O diretor sindical falou ainda da possibilidade de os ônibus voltarem amanhã nas zonas norte e leste. “Tem que ser registrado e oficializado no TRT e no Ministério do Trabalho e assim vamos estar anunciando o fim da greve nesses dois setores, zona norte e zona leste. Se correr tudo em paz, se der certo e todos os envolvidos assinarem [o acordo], com certeza podemos voltar amanhã nessas duas regiões”, esclareceu Cláudio Gomes.

Ainda segundo o diretor do Sintetro, as propostas avaliadas e aprovadas são isoladas, ou seja, não fazem parte de negociações lideradas pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut). “Infelizmente a proposta do Setut, que era geral, foi negada. O Setut não participou dessas negociações”, explicou.

Salários atrasados

Cláudio Gomes revelou que quatro empresas estão devendo o salário do mês de fevereiro. “Quatro empresas devem o salário de fevereiro: Emtracol, Transfácil, Taguatur e Transporte Teresina. Elas estão sendo penalizadas com multa diária de mil reais por cada funcionário”, informou o secretário de imprensa do Sintetro.

O que diz o Setut

Por meio de nota, o Setut afirmou que, atualmente, seriam necessários R$ 6,6 milhões de subsídio para manter o sistema operando, com 80 veículos a mais no horário de pico.

Leia na íntegra a nota do Setut:

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informa que atualmente o déficit do custo operacional do transporte público versos receita para a frota atual de 220 ônibus é de R$ 5,5 milhões mensalmente, já constando a previsão de reajuste de 6% do salário dos trabalhadores do setor.

A entidade esclarece ainda que diante do cenário, para se colocar 80 veículos a mais em circulação no horário de pico, seria necessário acrescer R$ 1.100.000,00 (um milhão e cem mil reais), no valor mensal dos custos a serem subsidiados. Com isso, o custo mensal seria no valor de R$ 6,6 milhões.

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