Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Polícia deflagra operação e fecha lojas de celulares em shoppings de Teresina

A ação foi desencadeada como desdobramento da Operação Interditados, ocorrida em 02 de fevereiro.

Lucas Dias/GP1 1 / 17 Operação Interditados II Operação Interditados II
Lucas Dias/GP1 2 / 17 Lojas interditadas Lojas interditadas
Lucas Dias/GP1 3 / 17 Mr. iPhone foi alvo da Operação Interditados ll Mr. iPhone foi alvo da Operação Interditados ll
Lucas Dias/GP1 4 / 17 Várias lojas foram interditadas pela polícia Várias lojas foram interditadas pela polícia
Lucas Dias/GP1 5 / 17 Delegado Matheus Zanatta Delegado Matheus Zanatta
Lucas Dias/GP1 6 / 17 Força Estadual do Piauí Força Estadual do Piauí
Lucas Dias/GP1 7 / 17 Polícia militar deu suporte Polícia militar deu suporte
Lucas Dias/GP1 8 / 17 Agentes da Polícia Federal em operação Agentes da Polícia Federal em operação
Lucas Dias/GP1 9 / 17 Vários celulares foram aprendidos durante operação Vários celulares foram aprendidos durante operação
Lucas Dias/GP1 10 / 17 Operação Interditados ll Operação Interditados ll
Lucas Dias/GP1 11 / 17 Policiais fizeram buscas em lojas Policiais fizeram buscas em lojas
Lucas Dias/GP1 12 / 17 Polícia Federal participou da operação Polícia Federal participou da operação
Lucas Dias/GP1 13 / 17 Aparelhos sem nota fiscal foram aprendidos Aparelhos sem nota fiscal foram aprendidos
Lucas Dias/GP1 14 / 17 Operação Interditados ll interditou 12 lojas Operação Interditados ll interditou 12 lojas
Lucas Dias/GP1 15 / 17 Objetos apreedidos Objetos apreedidos
Lucas Dias/GP1 16 / 17 Operação Interditados ll Operação Interditados ll
Lucas Dias/GP1 17 / 17 Vários celulares foram aprendidos durante operação Vários celulares foram aprendidos durante operação

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio da Polícia Civil, Polícia Militar, Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), em conjunto com a Polícia Federal e Receita Federal, deflagrou a Operação Interditados II na manhã desta quarta-feira (19), quando pelo menos 12 lojas de aparelhos eletrônicos foram fechadas nas cidades de Teresina e Piripiri. A ação foi desencadeada como desdobramento da Operação Interditados, ocorrida em 02 de fevereiro deste ano.

Conforme as informações repassadas ao GP1 pelo superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, delegado Matheus Zanatta, as 12 lojas interditadas são alvos da operação devido à prática dos crimes de venda de celulares roubados e descaminho. Ele detalhou que foram interditados 09 estabelecimentos no Shopping da Cidade, 01 loja situada na Avenida Raul Lopes e 01 no Shopping do Dirceu, em Teresina, assim como 01 loja no município piauiense de Piripiri.

"A Operação Interditados II visa reprimir a venda de produtos roubados e furtados aqui na cidade de Teresina e no estado do Piauí. Hoje estamos cumprindo 12 mandados de busca e apreensão em lojas, sendo 09 no Shopping da Cidade, 01 no Shopping do Dirceu, e um 01 na cidade de Piripiri. Também cumprimos um mandado de busca em 01 loja na Avenida Raul Lopes", explicou o delegado Zanatta.

Busca e apreensão

O superintendente de Operações Integradas acrescentou que também foram cumpridos 16 mandados de busca nos endereços dos acusados e que a Justiça do Piauí determinou o fechamento das lojas por pelo menos 10 dias, até o final do prazo para conclusão do inquérito policial. "Estamos cumprindo 16 mandados de busca e apreensão em residências dos proprietários dessas lojas. Em todas as lojas o juiz determinou a suspensão das atividades, pelo prazo de 10 dias, que vai ser o prazo para concluirmos o inquérito policial. Nesse momento estamos fazendo a apreensão de todos esses aparelhos, inclusive, já achamos armas de fogo também nessa operação", destacou o delegado Matheus Zanatta.

Ainda segundo o delegado, os empresários alvos da Operação Interditados II foram conduzidos para a sede da Superintendência da Polícia Federal no Piauí e serão responsabilizados pelos crimes de receptação qualificada e/ou descaminho.

"Aqui nós estamos com dois vieses: o primeiro viés é que essas lojas venderam celulares roubados [receptação qualificada] e o segundo viés é a questão do crime tributário, o descaminho, aí quem entra nessa parte é a Receita Federal e a Polícia Federal, por isso que essa é uma operação integrada. Pedimos aos cidadãos que não comprem celular sem procedência, porque é isso que alimenta o roubo de celulares na cidade de Teresina. Vamos continuar com essas operações, vamos fechar mais lojas e vamos fazer a Operação Interditados III, até os donos de lojas pararem de comprar celulares roubados", pontuou o delegado Matheus Zanatta.

O Sindicato do Comércio Varejista do Centro de Teresina esteve presente durante as ações da Operação Interditados II no Shopping da Cidade e através do presidente do sindicato, Péricles Veloso, defendeu que as forças de segurança continuem com o combate contra a ilegalidade na venda de aparelhos eletrônicos roubados. "Nós defendemos que a polícia faça o trabalho dela, aqui são mais de 4 mil pessoas diariamente aqui dentro [do Shopping da Cidade], quem está infringindo a lei que pague. A nossa fiscalização é interna e é difícil detectar essas irregularidades, por isso que quem tem que fazer esse papel mesmo é a polícia que tem o aparato maior. Queremos mostrar à sociedade que os produtos vendidos aqui são legais, e quem vende produtos ilegais que a polícia venha e mostre que está errado", argumentou o Péricles Veloso.

Redução de 20% dos casos de roubo de celulares

De acordo com os dados registrados pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), após a deflagração da Operação Interditados I ainda no mês de fevereiro, houve uma queda de 20% de casos de celulares roubados em Teresina.

"Na última operação que tivemos, a Operação Interditados I, teve um decréscimo no número de roubo de aparelhos celulares em Teresina em quase 20% e nós esperamos que com essa Operação Interditados II tenha um decréscimo ainda maior do roubo de celulares", destacou o delegado Zanatta.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.