Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Rafael Fonteles cria Áreas Integradas de Segurança Pública no Piauí

A medida foi oficializada em decreto assinado nesta quarta-feira (10), no Palácio de Karnak.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT) assinou nesta quarta-feira (10), o Decreto de criação das Regiões Integradas de Segurança Pública – RISP, das Áreas Integradas de Segurança Pública – AISP. Na oportunidade, foi realizado o lançamento do Núcleo de Ciências Aplicadas à Segurança Pública – DataSSP, em parceria com a Universidade Federal do Piauí, Universidade Estadual do Piauí e Instituto Federal do Piauí. A solenidade ocorreu no Palácio de Karnak.

Conforme o chefe do executivo estadual, o combate à criminalidade se torna mais efetivo com a integração de órgãos da sociedade. “A gente sempre falou isso, que a solução não era simples e passava por alguns elementos que hoje a gente apresentou aqui, integração entre as forças policiais, integração das forças policiais com os outros poderes, Ministério Público e Tribunal de Justiça, investimento forte em dados, em pesquisa, em tecnologia, em inteligência para a gente poder ter mais eficiência no combate à criminalidade, ouvindo a comunidade. Então, toda essa lógica das áreas integradas de segurança pública passa por isso e também essa cooperação com as universidades e o investimento social”, declarou o governador.

Foto: Lucas Dias/GP1Rafael Fonteles, Governador do Piauí
Rafael Fonteles, Governador do Piauí

As AISPS têm o objetivo de delimitar geograficamente as áreas em que as polícias Civil e Militar atuarão em conjunto, integrando Delegacias Regionais, Distritos Policiais e Batalhões da Polícia Militar. A medida já é adotada em quase todos os Estados, como Ceará, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, e possibilita o compartilhamento de informações, acompanhamento de indicadores e uma gestão voltada aos resultados.

No Piauí, as Áreas Integradas de Segurança serão compostas por 31 unidades territoriais, levando em consideração os territórios de desenvolvimento do Estado. Cada uma delas, contará com um Batalhão da Polícia Militar, uma Delegacia Regional e um Conselho Territorial de Segurança Pública.

A nova sistemática também impacta a integração das forças de segurança pública, garantindo maior eficiência no atendimento ao cidadão, com ações direcionadas e de responsabilidade territorial, facilitando o trabalho de identificação e mapeamento de ocorrências.

Durante a solenidade, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Segurança Pública, a Universidade Federal do Piauí, Universidade Estadual do Piauí e Instituto Federal do Piauí com o objetivo de criar o Núcleo de Ciências Aplicadas à Segurança Pública – DataSSP, vinculado à Diretoria de Inteligência da SSP-PI.

Com a parceria, será possível desenvolver ferramentas tecnológicas para a prevenção de crimes através do uso da inteligência artificial e de modelos estatísticos, dando maior eficácia às políticas públicas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.