Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Hospital da Mulher de Teresina levará o nome de Socorro Claudino

O decreto foi assinado pelo prefeito Dr. Pessoa na quarta-feira (02) e publicado no Diário Oficial.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, assinou no dia 2 de agosto decreto denominando de "Maria do Socorro de Macêdo Claudino" o Hospital da Mulher, que será construído no cruzamento da BR 343, das Avenidas Presidente Getúlio Vargas e Miguel Rosa, na zona sul da Capital. A obra custará R$ 16,5 milhões.

Segundo o decreto, o referido Hospital Municipal ofertará, entre outros, serviços e ações na área da ginecologia, mastologia, oncologia diagnóstica, reprodução assistida e assistência psicológica e psiquiátrica a mulheres vítimas de violência doméstica e sexual, contando, inclusive, com uma das primeiras urgências ginecológicas da região.

Foto: Lucas Dias/GP1Dr. Pessoa
Dr. Pessoa

Maria do Socorro era esposa do também já falecido empresário João Claudino Fernandes. O decreto destacou que ela chegou ao Piauí em 1969 com o marido, onde criou seus cinco filhos e era conhecida por ser benemérita em várias instituições sociais de Teresina, além de ser matriarca de tradicional família teresinense.

Em 2019, Socorro Claudino recebeu da Câmara Municipal de Teresina, o Prêmio Mulher Destaque, além de também ser conhecida pela religiosidade, tendo prestado relevantes serviços, em especial às causas sociais.

Biografia

Maria Socorro de Macêdo Claudino nasceu em 28 de fevereiro de 1937, na cidade de Lavras da Mangabeira, no Ceará. Estudou em colégio interno de freiras na cidade do Crato, retornando em seguida para sua cidade natal, onde foi escrivã de cartório, sendo uma das primeiras mulheres da região a exercer a função. Era filha de Vicente Favela Macêdo e de Alayde Aquino de Macêdo e teve 10 irmãos.

Casou com João Claudino Fernandes em dezembro de 1961 e seguiu para Cajazeiras, na Paraíba. Em 1968 veio morar em Teresina onde criou os cinco filhos: João Vicente, Cláudia, João Júnior, Alayde e João Marcello. Conhecida por sua religiosidade, Socorro Claudino, que deixa 14 netos, era devota de Santa Edwirges.

Ela faleceu em 21 de novembro de 2011, no Hospital São Marcos após uma parada cardiorrespiratória.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.