Fechar
GP1

Landri Sales - Piauí

Processo seletivo da Prefeitura de Landri Sales pode ser anulado por plágio

Segundo a investigação do órgão ministerial, houve plágio em 50% das questões aplicadas em uma prova.

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) recomendou a Deslimon Pereira Soares, prefeito de Landri Sales, que ele anule o processo seletivo realizado pelo município em 14 de janeiro e que realize novo certame.

Segundo o promotor Jaime Rodrigues de Alencar, da promotoria de Justiça de Marcos Parente, o MP-PI instaurou um procedimento preparatório a partir de recebimento da denúncia de que a Fundação Vale do São Romão teria usado questões de uma prova aplicada anteriormente pela banca Machado de Assis, em concurso da Prefeitura de Nova Colinas no Maranhão.

Com a investigação, o órgão ministerial constatou que 50% das questões para o cargo de psicopedagogia não eram inéditas e foram simplesmente reproduzidas de um concurso realizado pelo Instituto Machado de Assis, em 2012.

Acontece que segundo entendimento jurisprudencial, a utilização de questões idênticas, sem a devida contextualização ou adaptação, pode caracterizar desrespeito ao princípio da isonomia, uma vez que alguns candidatos podem se beneficiar de conhecimento prévio das perguntas.

O MP-PI notificou o município de Landri Sales e a Fundação Vale do Romão, para que designem nova data para a realização de outras provas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.