Fechar
GP1

Teresina - Piauí

FMS lança calendário ecoepidemiológico de combate a dengue em Teresina

Os agentes de endemias vão apresentar a ferramenta aos moradores durante as visitas aos domicílios.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) lançou o Calendário Ecoepidemiológico na manhã desta sexta-feira (02), como nova ferramenta para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya. O lançamento aconteceu no auditório da sede da FMS, na Rua Governador Artur de Vasconcelos, bairro Aeroporto, zona norte de Teresina.

De acordo com o presidente do órgão de saúde, Ítalo Costa Sales, a implementação do Calendário Ecoepidemiológico será trabalhada pelos agentes de endemias em visita aos domicílios, para que a população auxilie no alcance da meta de extinção dos criadouros do mosquito, a fim de evitar aumento no número de casos de dengue na Capital.

"A Fundação Municipal de Saúde ela vem em alerta constante nesse período, principalmente para o combate à dengue. Com isso, a Gerência de Zoonoses juntamente com a Diretoria de Vigilância Sanitária adotou um calendário ecoepidemiológico que ele vai ser uma ferramenta para reforçar o combate à dengue principalmente dentro dos domicílios para que as pessoas possam ajudar os agentes de endemias, ajudar a Gerência de Zoonoses a fazer o controle do vetor, para que a gente alcance êxito em fazer o município [Teresina] não alcançar os números [crescentes] que estamos notando ao longo dos dias e meses no Brasil", explicou o presidente da FMS.

Foto: Alef Leão/ GP1Lançamento do Calendário Ecoepidemiológico
Lançamento do Calendário Ecoepidemiológico

O gerente de Zoonoses da FMS, Élcio Leite, detalhou que durante a visita dos agentes de endemias aos domicílios será apresentado o Calendário Ecoepidemiológico, que é uma lista de possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti na residência e um cronograma para orientar o morador sobre como extingui-los.

"Durante as vistas domiciliares nossos agentes de endemias vão apresentar ao morador o Calendário Ecoepidemiológico, que contará com um check list com novas estratégias de reconhecimento dos possíveis focos de mosquito naquela residência. Vamos incentivar que o morador faça a conferência do seu imóvel, com 10 minutinhos por semana ele poderá eliminar focos de dengue da sua residência e nós vamos avaliar semanalmente", disse o gerente de Zoonoses, Élcio Leite.

Foto: Alef Leão/ GP1Calendário Ecoepidemiológico
Calendário Ecoepidemiológico

Aumento de casos da dengue no Brasil

Conforme dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde referentes as primeiras semanas de 2024, houve considerável aumento no número de casos de dengue no Brasil, em comparação ao mesmo período do ano em 2023.

Ao todo, são mais de 217 mil casos confirmados da enfermidade, com 15 mortes. Em Teresina, são 122 casos notificados de dengue e nenhum óbito confirmado até o momento.

Cuidados redobrados durante o período chuvoso

A médica Amparo Salmito, da Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS, teceu recomendações para que a população evite a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e a consequente contaminação pelas doenças causadas pelo inseto.

Segundo a profissional de saúde, o principal cuidado é o descarte de todo material que pode servir de criadouro do mosquito. Garrafas devem ser guardadas fechadas ou com a boca virada para baixo. As calhas dos telhados e caixas d’água também merecem atenção e devem ser mantidas limpas. Ralos e vasos sanitários devem permanecer tampados. Além de vasos de plantas com pratos de plástico que devem ser evitados.

*Com informações da repórter Delanny Letícia, para o GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.