Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Membro de facção é condenado a 11 anos de prisão no Piauí

O julgamento de Jeremias Oliveira foi realizado na sexta-feira (15) pela 2ª Vara do Tribunal do Júri.

Jeremias Oliveira Nascimento, membro de uma facção criminosa, foi condenado a 11 anos e um mês de prisão em regime fechado e 80 dias-multa, pelos crimes de tentativa de homicídio qualificado e roubo majorado, cometidos em 2020 em Teresina. O julgamento foi realizado na sexta-feira (15), pela 2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Teresina.

Conforme denúncia do promotor João Malato, do Ministério Público do Piauí, Jeremias Oliveira Nascimento foi tipificado pela tentativa de homicídio qualificado para assegurar a execução de outro crime, previsto no artigo 121, §2º, V e c.c 14, II, ambos do Código Penal. Nesse caso, os disparos foram efetuados contra policiais militares para garantir sua fuga após o roubo.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Tribunal de Justiça do Piauí
Tribunal de Justiça do Piauí

Além disso, Jeremias também foi denunciado por roubo majorado pelo concurso de pessoas e com emprego de arma de fogo, presente no artigo 157, §2º, II do Código Penal.

O crime

No dia 17 de julho de 2020, a vítima, Cleidimar Carvalho dos Santos, foi surpreendida por Jeremias e seu comparsa, identificado apenas como Felipe, enquanto saía de uma padaria localizada no Conjunto Zequinha Freire, no bairro Vale do Gavião, zona leste da capital. Segundo testemunhas, a dupla portava uma arma, e por meio de ameaça, conseguiram subtrair o automóvel, um aparelho celular, documentos pessoais e R$ 450,00 da vítima.

Logo após o roubo, a vítima conseguiu ajuda após encontrar uma viatura da Polícia Militar do Piauí, que logo iniciou acompanhamento tático para realizar a abordagem dos criminosos. Cleidimar estava dentro da guarnição com os policiais, que assim que iniciaram a perseguição aos bandidos, foram surpreendidos com diversos disparos contra a viatura.

Nesse momento, foi iniciada uma troca de tiros na Avenida Presidente Kennedy, rumo ao bairro Pedra Mole, porém ao chegar próximo à Ponte do Mocambinho, o comparsa de Jeremias, que estava na direção do veículo, perdeu o controle e os dois saíram do carro. Na oportunidade, os policiais constataram que Felipe estava ferido por disparos de arma de fogo, e acabou morrendo no local, enquanto Jeremias foi preso em flagrante.

Para o promotor João Malato, o fato de o crime ter ocorrido em via pública, em um fim de tarde, gerou uma grande revolta na população. “Estes crimes à época dos fatos causaram grande repercussão na sociedade teresinense, onde a população clamava por justiça em virtude da violência e da covardia de mais um crime de roubo majorado seguido de tentativa de homicídio, cometidos no final da tarde, em plena via pública”, afirmou o representante ministerial.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.