Fechar
GP1

Teresina - Piauí

LBV celebra primeiro ano de trabalho na Comunidade Nova Teresina

O serviço Vivência Solidária já tem contribuído para o resgate da cidadania e o empoderamento da mulher.

A Legião da Boa Vontade (LBV) está presente no município de Teresina há mais de 40 anos, prestando serviços as comunidades vulneráveis, amparando da criança ao idoso com serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Desde o início de seu trabalho no Estado, sua Unidade é instalada na zona norte da capital, região conhecida por abrigar bairros com altos índices de pobreza, com diversos fatores, como a privação de infraestrutura e a falta de oportunidades de emprego.

Com isso, a Instituição, por meio de seus serviços socioassistenciais, educacionais e o trabalho em rede tem contribuído para a melhoria das pessoas em dezenas de bairros da Zona Norte. A Sede da LBV situada no Bairro de Marques do Paranaguá é um exemplo de prestação de serviços a centenas de famílias em vulnerabilidade social como 100 crianças e adolescentes, 102 idosos 60+ e 45 mulheres.

Foto: Divulgação/ AscomLegião da Boa Vontade (LBV)
Legião da Boa Vontade (LBV)

Em fevereiro de 2023, a LBV foi convidada pelo Transforma Mais Piauí para desenvolver um serviço na Comunidade Nova Teresina junto a vinte mulheres na faixa etária de 30 a 59 anos. A Entidade topou o convite ao qual promove o serviço Vivência Solidária com oficinas de cidadania irrestrita (direitos e deveres), serviço social, roda de conversa sobre temas como a valorização da vida, o convívio familiar e comunitário, a escuta qualificada, encaminhamentos de psicologia para a rede de atendimento. Todo esse trabalho é empreendido por uma equipe multiprofissional de serviço social, educador social e psicólogo da LBV.

A LBV celebrou com a comunidade seu primeiro ano de serviço prestado. A educadora social da Instituição, Deusa Dias, está desenvolvendo uma proposta socioeducativa com o tema ‘Relações sociais: Vivências e vínculos’ em uma roda de conversa socializando a temática, a par ticipante de iniciais D.M.S.L., 41 anos, declarou que o assunto trabalhado nesses dois meses de proposta, contribuiu para que salvasse a sua vida.

“Não tinha convivência com vizinhos, não me reconhecia no espelho, uma baixa estima. Há um mês, no dia de ir para o nosso encontro semanal, não estava a fim de sair de casa. No entanto, neste dia os pensamentos de ideação suicida me perturbavam. Minha vizinha que participa também do Vivência Solidária da LBV, bateu a minha porta várias vezes para confirmar se iríamos juntas para a nossa atividade. Disse que não ia, daqui a pouco a colega veio novamente, ressaltando que deveria ir sim, para sair de casa, ver as amigas do grupo da Instituição, e que ia, ser um encontro muito legal, ela insistiu tanto, que topei ir”, relatou a mulher.

Foto: Divulgação/ AscomA LBV realiza o trabalho na Comunidade Nova Teresina há um ano
A LBV realiza o trabalho na Comunidade Nova Teresina há um ano

Ao chegar para a atividade com a LBV na Comunidade Nova Teresina, DMSL, ela ficou impressionada com a temática do dia ‘a valorização à vida’. “A educadora Deusa, começou a falar que o maior bem que temos é a vida, que devemos cuidar da vida como algo precioso. A partir daquele momento, despertou em mim uma vontade de viver, que só agradeço ao trabalho da LBV que salvou minha vida. Minha presença no grupo é sem falhas, não falto por nada. Só gratidão por tudo que estou conquistando” afirmou a participante.

Para celebrar o primeiro ano de trabalho da LBV na Comunidade Nova Teresina, uma programação toda especial está agendada com bolo, guloseimas e sucos, culminando a etapa da proposta socioeducativa ‘Relações sociais: Vivências e vínculos’, no dia 26 de março, terça-feira, às 13h, na Sede do Transforma Mais Piauí, no Conjunto Nova Teresina, 05, Aroeiras – Quadra 25.

Saiba como doar e contribuir com o projeto:

“Para continuar com todo esse trabalho, sua atitude faz toda a diferença, daí o convite da LBV para que você participe doando a quantia que quiser acessando o site www.lbv.org.br. Também pode escolher fazer um PIX utilizando a chave de e-mail: [email protected].”, conforme divulgado pela LBV.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.