Fechar
GP1

São Raimundo Nonato - Piauí

Personalidades de São Raimundo Nonato são destaques em prêmio nacional

Eles foram sucesso no Prêmio Culturas Populares e Tradicionais Mestre Lucindo do Ministério da Cultura.

No cenário cultural brasileiro, duas personalidades de São Raimundo Nonato se destacaram em âmbito nacional ao obterem sucesso no Prêmio Culturas Populares e Tradicionais - Mestre Lucindo do Ministério da Cultura.

Emília Francisca da Silva, conhecida como Mestra Emília, foi parteira, é uma referência no reisado e atualmente exerce sua vocação de rezadeira. Dona Emília, aos 96 anos, é uma das mestras mais velhas de nosso município.

Foto: Joaquim NetoEmília Francisca da Silva, conhecida como Mestra Emília
Emília Francisca da Silva, conhecida como Mestra Emília

Já Isaias Neres Santiago, conhecido como Mestre Isaias, Mestre de Reisado e Roda de São Gonçalo, é reconhecido como Patrimônio Vivo do Piauí e reside na Comunidade Quilombola - São Vitor.

Foto: Joaquim NetoIsaias Neres Santiago, conhecido como Mestre Isaias
Isaias Neres Santiago, conhecido como Mestre Isaias

Este prêmio reconhece, valoriza e destaca a atuação de mestres e mestras dos saberes e fazeres, grupos, coletivos e instituições culturais que se expressam por meio de diversas linguagens artísticas, ritos sagrados e festas comunitárias. Esses indivíduos têm suas vidas e obras dedicadas à proteção, promoção e desenvolvimento da cultura tradicional brasileira, demonstrando uma sabedoria notória, reconhecida entre seus pares e por especialistas, além de possuírem uma longa trajetória na atividade e a capacidade de transmitir os conhecimentos artísticos e culturais.

Foto: Joaquim NetoPersonalidades de São Raimundo Nonato são destaques em prêmio nacional
Personalidades de São Raimundo Nonato são destaques em prêmio nacional

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.