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Teresina - Piauí

Governador Rafael Fonteles autoriza obra de R$ 193 milhões no metrô de Teresina

A 1ª fase vai contemplar a duplicação da linha do metrô em todo o trecho, o que corresponde a 13,5 km.

Lucas Dias/GP1 1 / 12 Autoridades no Palácio de Karnak Autoridades no Palácio de Karnak
Lucas Dias/GP1 2 / 12 Governador Rafael Fonteles Governador Rafael Fonteles
Lucas Dias/GP1 3 / 12 Governador do Piauí, Rafael Fonteles Governador do Piauí, Rafael Fonteles
Lucas Dias/GP1 4 / 12 Solenidade de lançamento da revitalização do Metrô de Teresina Solenidade de lançamento da revitalização do Metrô de Teresina
Lucas Dias/GP1 5 / 12 Wilson Martins, presidente da Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí Wilson Martins, presidente da Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí
Lucas Dias/GP1 6 / 12 Governador Rafael Fonteles assinando ordem de serviço Governador Rafael Fonteles assinando ordem de serviço
Lucas Dias/GP1 7 / 12 Cerimônia no Palácio de Karnak Cerimônia no Palácio de Karnak
Lucas Dias/GP1 8 / 12 Jonas Moura, Wilson Martins e Rafael Jonas Moura, Wilson Martins e Rafael
Lucas Dias/GP1 9 / 12 Solenidade no Palácio de Karnak Solenidade no Palácio de Karnak
Lucas Dias/GP1 10 / 12 Secretário Jonas Moura Secretário Jonas Moura
Lucas Dias/GP1 11 / 12 Jonas Moura, secretário de Transportes do Piauí Jonas Moura, secretário de Transportes do Piauí
Lucas Dias/GP1 12 / 12 Rafael Fonteles Rafael Fonteles

O governador Rafael Fonteles assinou, nesta quarta-feira (06), a ordem de serviço para a revitalização e modernização do Metrô de Teresina. O projeto prevê investimento de R$ 193 milhões e a expectativa é que, ao fim das intervenções, o número de passageiros triplique, passando de 4 mil para 12 mil usuários por dia.

O transporte público metroviário, da região do Grande Dirceu ao Centro de Teresina, é mantido pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Ferroviária do Piauí. A primeira fase da obra vai contemplar a duplicação da linha do metrô em todo o trecho, o que corresponde a 13,5 km.

Investimento

Rafael Fonteles ressaltou que acompanhou de perto todo o processo junto à Strans e à Caixa Econômica Federal até a assinatura da ordem de serviço. “Hoje foi assinada a ordem desse serviço no valor de R$ 193 milhões, mas se você somar com os R$ 15 milhões que já estamos aplicando na expansão na zona sudeste, mais os R$ 97 milhões dos novos Vts que estamos colocando e com os R$ 399 milhões que não estão ainda assegurados, mas que é um pleito nosso junto ao presidente Lula, teremos mais de R$ 600 milhões aplicados no transporte público de Teresina, que é o mais barato é o mais sustentável ambientalmente”, afirmou.

“Imagine o cidadão sair do Todos os Santos, que vamos autorizar a expansão, pagar R$ 1,00 e chegar em 25 minutos aqui na Avenida Maranhão. Hoje, o metrô atende menos de 5 mil pessoas, vai para 12 mil com essa revitalização e vai a 40 mil quando tiver a segunda etapa”, completou Rafael Fonteles.

Terceira etapa

O governador anunciou ainda que vai trabalhar para conseguir uma nova expansão para as zonas norte e sul de Teresina. “Nós também vamos pensar na terceira etapa que é o metrô para zona norte e zona sul de Teresina. Óbvio que é uma obra tão grande que é difícil fazer sem o apoio da União. Claro que não precisa ser esse ano porque essa obra demora pelo menos 2 anos, então temos 2 anos para conseguir esses R$ 400 milhões e na sequência, daqui a 4, 5 anos conseguir os recursos para essa terceira fase”, explanou Fonteles.

Reforma

Jonas Moura, secretário de Estado dos Transportes, informou ao GP1 que a revitalização abrange ainda a reforma de estações, a criação de um Centro de Controle Operacional, a construção de uma passarela e a obra de rebaixamento da Avenida Higino Cunha.

“Se trata de uma modernização da linha existente, onde vamos construir uma linha paralela para realmente agilizar o transporte, saindo de 4.500 para 12 mil nessa primeira etapa. E vai modernizar também as estações, construir um CCO, que é um Centro de Controle Operacional, e ainda uma passarela e também o rebaixamento na Higino Cunha. É uma obra que vai exigir muita especificidade da engenharia, mas o projeto já foi feito, já está aprovado, e com certeza vai ser feito conforme o projeto”, afirmou Jonas Moura.

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