Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Professor e pesquisador Élio Ferreira morre aos 68 anos em Teresina

Docente foi um grande pesquisador que atuou na área de Letras, com ênfase em Literatura Afrodescendente.

O professor, poeta, ensaísta, capoeirista e técnico em educação, Elio Ferreira de Souza, morreu nesta quinta-feira (11) na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Marcos, onde estava internado devido à fase terminal de um câncer. O docente foi um dos grandes pesquisadores piauienses que atuou nas áreas de Letras, com ênfase em Literatura Afrodescendente, Literatura Afro-Brasileira, Literatura Comparada, poesia negra das Américas, literatura e culturas afrodescendentes, literatura negra e memória, literatura e construção de identidades afrodescendentes, literatura e narrativa oral, poesia e cultura indígena. A informação foi confirmada pela Universidade Estadual do Piauí, onde Elio Ferreira era professor decano do curso de Letras, do Campus Torquato Neto.

Elio Ferreira, nascido em Floriano, no Sul do Piauí, em 14 de maio de 1955, foi uma figura múltipla que, além de poeta, exerceu o ofício de ferreiro dos nove aos vinte anos. Após deixar a profissão para estudar letras em Brasília, Ferreira continuou a usar o ferro, o martelo e o fogo como instrumentos de trabalho, convertendo-os em algumas das imagens mais recorrentes em sua poesia.

Foto: Divulgação/UespiProfessor da Uespi Elio Ferreira
Professor da Uespi Elio Ferreira

Em nota, publicada no site da instituição, a Uespi prestou solidariedade e desejou forças a todos os familiares. "É com profundo pesar que a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) comunica o falecimento do Professor Élio Ferreira, docente decano do curso de Letras, campus Torquato Neto; professor permanente do Mestrado em Letras da Uespi; e líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa Afro (NEPA-UESPI). Em nome de toda a comunidade uespiana, em especial do campus Torquato Neto e a Administração Superior, desejamos forças a todos os familiares", comunicou a universidade.

Ferreira, que era docente da Universidade Estadual do Piauí, publicou diversos livros de poesia, incluindo “Canto sem viola” (1982), “Poemartelos (o ciclo do ferro)” (1986), “O contra-lei (o ciclo do fogo)” (1994), “O contra-lei e outros poemas” (1997) e “América Negra” (2004). Em 2005, publicou o livro “Identidade e solidariedade na literatura do negro brasileiro: de Padre Antônio Vieira a Luiz Gama”, com o qual obteve a primeira colocação no concurso de ensaios Mário Faustino, da Fundação Cultural do Piauí - Fundac.

Estudioso da cultura e literatura afro-brasileiras, Ferreira concluiu, em outubro de 2006, sua tese “Poesia negra das Américas: Solano Trindade e Langston Hughes”, recebendo o título de Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Ele também é autor do projeto e coordenador de duas turmas do Curso de Especialização em Literatura e História Afro-brasileira e Africana da Uespi.

Foto: Reprodução/Arquivo PesoalProfessor Élio Ferreira
Professor Élio Ferreira

Ferreira foi membro da Comissão responsável pela criação do Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Piauí e da Comissão do Projeto Responsável pela criação de Cotas para Negros, oriundos de escolas públicas, na mesma universidade. Além disso, era curador e idealizador do Projeto Roda de Poesia Tambores, que ocorreu de 2000 a 2011, em Teresina, Piauí, Brasil.

Ferreira publicou nove livros de poesia e diversos livros de ensaios, como “Poesia negra: Solano Trindade e Langston Hughes” e “Identidade e solidariedade na literatura do negro brasileiro: De padre Antônio Vieira a Luiz Gama”. Ele também era editor e organizador da Coleção ÁFRICABRASIL, volumes 1 a 9 (2013 a 2019), e editor da Revista Literária do Projeto Cultural RODA DE POESIA TAMBORES, números 1 e 2. Em toda sua trajetória, o docente ganhou prêmios de poesia falada e escrita em concursos de caráter regional e nacional.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.