Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Teresina Nostálgica: o retrato da evolução da capital piauiense

O perfil criado por Samuel Silva mostra as mudanças em alguns pontos memoráveis da cidade.

A cidade de Teresina está em constante mudança, assim como o cotidiano dos habitantes. Ao longo de 171 anos, a capital piauiense mostrou que nada é permanente e que é capaz de evoluir, assim como qualquer aspecto da vida dos teresinenses. Para aqueles que viveram em outras décadas, e até mesmo outro século, a mudança é gritante, oportunidade em que a nostalgia e as lembranças tomam conta de qualquer ser.

Mas engana-se quem pensa que os registros da mudança de Teresina estão apenas nas fotografias físicas guardadas em uma caixa de fotos no fundo do guarda-roupa. Isso porque a tecnologia, que também evoluiu ao longo dos anos, também proporciona um flashback a um tempo em que tudo era diferente.

Foto: Reprodução/Google MapsVista panorâmica de Teresina em 2011
Vista panorâmica de Teresina em 2011

O parnaibano Samuel Silva é uma dessas pessoas nostálgicas, que através das lembranças, resolveu criar o perfil nas redes sociais (@teresinanostalgica) para relembrar e mostrar a mudança em alguns pontos da cidade. Para mostrar que isso não é coisa do passado, em apenas dois meses o conteúdo criado por ele alcançou 3 milhões de visualizações. Em entrevista ao GP1, ele contou que a ideia surgiu de outros perfis espalhados pelo Brasil, e se tornou um verdadeiro sucesso.

As fotos obtidas por ele, através de uma ferramenta do Google, mostram imagens a partir de 2011, quando Teresina era uma capital totalmente diferente dos dias de hoje. “Eu não sou de Teresina, mas estou na cidade constantemente desde criança e tenho memórias muito nostálgicas das minhas viagens para a capital. Então me veio a ideia de resgatar a evolução de imagens e mostrar a evolução da cidade. A nostalgia é inevitável e acho que por isso o perfil tem chamado atenção tanto de quem mora em Teresina, como de quem já passou por lá em algum momento”, comentou Samuel.

Reação do público

Perguntado sobre a recepção dos internautas em relação ao conteúdo, Samuel explicou que os comentários nas redes sociais são os mais diversos, desde tristeza e nostalgia até discussões envolvendo o poder público."Sem dúvida, algumas postagens inspiram uma certa tristeza em alguns devido às condições em que algumas construções estão, especialmente pela substituição ou pelo abandono. Algo que eu também percebo nos comentários é que, com a polarização política que vivemos, é comum as pessoas fazerem críticas ao poder público pelo abandono de alguns prédios e pela falência de algumas empresas", explicou o criador do perfil.

Construção que mais marcou

Como criador de um conteúdo rodeado de nostalgia, Samuel Silva não está imune ao sentimento trazido pelas lembranças. Segundo ele, a linha do tempo do Fórum localizado na Rua Álvaro Mendes foi uma das que mais o marcou. "Pessoalmente, fiquei espantado com a situação do Fórum e o prédio judiciário que fica atrás dele. Chamaram bastante a minha atenção o estado das últimas fotos, de 2023. Prédios públicos e imponentes que nos últimos registros não estão apenas em desuso, mas abandonados", comentou Samuel.

Foto: Reprodução/Google MapsFórum da Álvaro Mendes em 2011
Fórum da Álvaro Mendes em 2011

A reação das pessoas que viram as fotos de 2011 em comparação às atuais também não foi diferente. "Nos comentários, há pessoas dizendo que casaram ali, estagiaram, trabalharam. São experiências realmente marcantes. É fácil entender por que essas postagens mexem com as pessoas", reforçou o parnaibano.

Foto: Alef Leão/GP1Prédio onde funcionou o fórum na Rua Álvaro Mendes
Prédio onde funcionou o fórum na Rua Álvaro Mendes

Ciclo

Conforme Samuel, uma das lições obtidas através dessa nostalgia é que, realmente, nada é permanente. Da mesma forma que se constroem memórias em um lugar, podem-se construir em outros, e assim é a vida, uma constante mudança seguida por uma constante recordação de momentos que já passaram.

"Deixando de lado a nostalgia, houve uma evolução na cidade. De fato, houve abandono em alguns lugares, mas em outros apenas transformação. Construções antigas deram lugar a novas que também vão gerar memórias e nostalgia daqui a algum tempo. Imagino que seja um ciclo que vamos viver sempre", finalizou o idealizador do perfil Teresina Nostálgica.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.