A Câmara Municipal de Teresina aprovou, por unanimidade, nessa terça-feira (15), projeto que prevê instalação de câmeras em todos os pontos de recolhimento de lixo (contêineres) da capital. O objetivo é fiscalizar se as empresas responsáveis pelo recolhimento do material estão cumprindo com suas obrigações e identificar os descartes irregulares nesses espaços.
Para a execução da norma, o projeto ainda prevê que a Prefeitura Municipal de Teresina realize parcerias com órgãos de segurança para que auxiliem com suas câmeras. As despesas ficam por conta de orçamento do Executivo.

O vereador autor da matéria, Venâncio Cardoso (PT), destacou alguns pontos que ensejaram a autoria do projeto de lei, como a tentativa de extinguir pontos de foco do mosquito da dengue.
“Infelizmente, ao longo dos últimos meses, a gente nota Teresina virando um mar de lixão. Temos alguns pontos de recolhimento de resíduo aqui em Teresina e a população muitas vezes joga o lixo fora do ponto e a empresa não vai recolher. Acaba que aquilo cria um lixão a céu aberto. Então, nosso projeto foi aprovado para que a Prefeitura instale câmeras, para que a população também não jogue fora e para que a CTA vá limpar diariamente ou de dois em dois dias. Não adianta a empresa não ir limpar, porque chove, aí a máquina que vai recolher o lixo afunda o chão e vira ali uma piscina para mosquitos da dengue”, afirmou Venâncio.

O texto segue para sanção ou veto do prefeito Sílvio Mendes.
O projeto não é novo
Esta é a segunda vez que o vereador Venâncio Cardoso tenta emplacar o projeto. Durante a legislatura 2021-2024, o parlamentar apresentou o mesmo projeto, a Câmara aprovou o texto, mas o então prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD), vetou a matéria na íntegra.
Ver todos os comentários | 0 |